Universidade do Minho vai receber julgamentos reais e um Julgado de Paz

Universidade do Minho vai receber julgamentos reais e um Julgado de Paz
| Norte
Porto Canal

A Escola de Direito da Universidade do Minho (UMinho) vai em breve começar a receber julgamentos, estando igualmente a ser desenvolvido um projeto para lá instalar um Julgado de Paz, informou hoje aquela academia.

Em comunicado, a UMinho sublinha que em ambos os casos aquela universidade será "pioneira" a nível dos estabelecimentos de ensino superior do país.

O projeto para a realização de julgamentos decorre em articulação com o Ministério da Justiça, o Conselho Superior da Magistratura, o Ministério Público e o Tribunal Judicial de Braga, que assim deslocalizará alguns dos seus processos para o campus de Gualtar, em Braga.

A sala de audiências da Escola de Direito da Uminho "está equipada" para casos cíveis e penais, sejam singulares ou coletivos.

Já serve há anos para os julgamentos simulados dos alunos, que envolvem docentes, advogados e magistrados de várias comarcas.

Inaugurado em 2009, o edifício da Escola de Direito foi pensado de raiz para ter uma sala de audiências.

O Conselho Pedagógico da escola fez recentemente intervenções para otimizar o espaço e adquiriu o sistema tecnológico.

A sala possui o formato típico, com as áreas do juiz, procurador, advogado de defesa, advogado de acusação, oficial de justiça, testemunhas, arguidos e peritos e, ainda, 50 lugares para o público.

"Este projeto é inovador nas universidades nacionais, afirma a nossa interação com a sociedade e prepara melhor os alunos e os investigadores para a vida real", referiu Clara Calheiros, docente que está envolvida no processo.

Neste momento, falta definir o primeiro julgamento "a sério" e a respetiva data.

"Podemos acolher qualquer tipo de caso, desde que haja as necessárias autorizações. Depende ainda de se fechar o grupo de coordenação que abraçará esta ideia", realçou Clara Calheiros.

A docente reconhece que os julgamentos no campus vão ter "um forte impacto" nos alunos e na comunidade, mesmo estando já definido que, nos primeiros tempos, a sua periodicidade será esporádica.

Paralelamente, está a ser desenvolvido um projeto com vista a sediar na Escola de Direito da UMinho um Julgado de Paz, que também será o primeiro numa universidade portuguesa.

Este tipo de tribunal visa resolver pequenos conflitos de forma alternativa, próxima, rápida e a baixo custo.

"Tínhamos esta ideia há vários meses e a situação ficou facilitada em julho, graças à mudança da lei, ao possibilitar que, além dos municípios, as entidades públicas de reconhecido mérito possam receber estas estruturas", refere o comunicado da UMinho.

Em Portugal, há 25 julgados de Paz, abarcando 61 concelhos.

O único do Minho situa-se em Terras de Bouro e nasceu em 2004.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.