Toyota chama à revisão 1,4 milhões de viaturas devido a novos defeitos no 'airbag'

Toyota chama à revisão 1,4 milhões de viaturas devido a novos defeitos no 'airbag'
| Mundo
Porto Canal com Lusa

O fabricante automóvel japonês Toyota Motor anunciou hoje a chamada à revisão de 1,43 milhões de veículos em todo o mundo afetados por novos problemas detetados nos 'airbags' produzidos pela empresa nipónica Takata.

Os modelos que vão voltar às oficinas são os híbridos Prius, Prius PHV e Lexus CT200h fabricados entre 2008 e 2012.

A maioria dos automóveis afetados foi vendida no Japão (743.000), América do Norte (495.000) e Europa (141.000), confirmou um porta-voz da empresa à agência Efe.

O líder mundial automóvel detetou pequenas fissuras nas soldaduras do inflador dos 'airbags' laterais dos bancos da frente, o que poderia causar a separação das peças do dispositivo.

Tal poderia levar o inflador (o encapsulado metálico em que se aloja o 'airbag') a sair projetado no caso de ativado o 'airbag', representando, portanto, um risco à segurança dos ocupantes do veículo, apesar de a Toyota não ter, até ao momento, conhecimento de qualquer incidente do tipo, segundo a mesma fonte.

A falha de fabrico é diferente da outra detetada anteriormente nos 'airbag' da Takata, a qual obrigou mais de 100 milhões de automóveis de diferentes marcas em todo o mundo a regressarem às oficinas.

Os defeitos no fabrico dos infladores fazem com que o dispositivo de segurança se possa abrir com demasiada força e projetar fragmentos contra os ocupantes.

Os dispositivos defeituosos foram relacionados com a morte de pelo menos 11 pessoas nos Estados Unidos e na Malásia.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.