Parlamento quer que Governo avalie impacto do Plano de Ordenamento Peneda-Gerês

| Política
Porto Canal / Agências

Chaves, 21 out (Lusa) -- A Assembleia da República (AR) recomendou ao Governo a avaliação do impacto do Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) na sua população para impulsionar, a nível nacional e internacional, as suas potencialidades e património.

Segundo resolução publicado hoje em Diário da República, a AR sugeriu a criação de uma estratégia concertada e comum entre autarquias locais, entidades intermunicipais e administração central para garantir a "integridade" e o "adequado desenvolvimento" do PNPG.

O PNPG, segundo o Parlamento, deve ser um "vetor estruturante" do desenvolvimento local e da melhoria da qualidade de vida das populações residentes, com enfoque na integração do homem com a natureza, valorização económica e serviços prestados pela natureza através das atividades do turismo.

Rever o modelo de gestão desta área protegida para criar uma marca de "valor acrescentado e amplamente reconhecida" pelo turismo e pela população replicando-o, depois, nos restantes espaços classificados é também sugestão da AR.

O Governo PSD/CDS-PP deve ainda, segundo recomendação do Parlamento, descentralizar as competências de gestão de áreas protegidas para um "maior" envolvimento das autarquias locais na promoção e dinamização do turismo de natureza, científico cultural e religioso.

Fomentar e apoiar a adoção de boas práticas ambientais, através do selo "turismo de natureza", é outra das recomendações.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é o único parque nacional de Portugal e situa-se no extremo nordeste do Minho, estendendo-se até Trás-os-Montes, desde as terras da Serra da Peneda até a Serra do Gerês - daí a sua designação -, sendo recortado pelos rios Lima e Cávado.

Fazendo fronteira com a Galiza, o parque abrange os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real, numa área total de cerca de 70 290 hectares.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) classificou o PNPG como Reserva Mundial da Biosfera.

SYF // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.