Pais de crianças do pré-escolar de Mangualde em protesto

| País
Porto Canal / Agências

Mangualde, 21 out (Lusa) - Cerca de duas dezenas de pais e encarregados de educação de crianças que frequentam o pré-escolar em escolas do concelho de Mangualde concentraram-se hoje, à entrada do jardim-de-infância de Cubos, em protesto contra a mudança de educadora.

"Os nossos filhos estão a ser tratados como objetos e não como crianças com sentimentos. É uma falta de respeito mudarem a educadora às crianças um mês e meio depois do arranque do ano letivo", defendeu Rute Fragoso, representante dos pais do jardim-de-infância de Cubos.

Alguns pais e encarregados de educação optaram por não levar os seus filhos à escola em jeito de protesto e prometem voltar a fazê-lo na terça-feira.

"Queremos que a educadora se mantenha na escola até ao final do ano. Espero que os responsáveis tenham o bom senso de adiar estas alterações até ao final do ano letivo", alegou.

Contactado pela Agência Lusa, o subdiretor do Agrupamento de Escolas de Mangualde, Fernando Espinha, explicou que um despacho do diretor geral dos Estabelecimentos Escolares determinou que a educadora do jardim-de-infância de Cubos fosse colocada numa outra escola do Agrupamento de Mangualde.

"A mudança da educadora para outra escola não foi uma decisão nossa. O Agrupamento de Escolas de Mangualde apenas deu cumprimento a um despacho do diretor geral dos Estabelecimentos Escolares", revelou.

Fernando Espinha sublinhou que este despacho teve "um efeito dominó", já que determinou mudanças em mais cinco jardins-de-infância do agrupamento.

"Para além de Cubos, esta decisão trouxe mexidas em Moimenta de Maceira Dão, Tibaldinho, Mesquitela e dois infantários da cidade de Mangualde", informou.

A representante dos pais do jardim-de-infância de Cubos realçou que o protesto de hoje não visou outros educadores que venham a ser colocados.

"O que queremos é que a educadora se mantenha até final do ano para haver continuidade pedagógica e não se perder mais tempo com períodos de readaptação. Apelamos ao bom senso de todos de forma a que esta alteração seja adiada até final do ano", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).