PS/Porto contra aceitação de pelouros pelos vereadores socialistas na câmara

PS/Porto contra aceitação de pelouros pelos vereadores socialistas na câmara
| Política
Porto Canal

A distrital do PS/Porto reiterou hoje a discordância com a aceitação de pelouros por parte dos vereadores socialistas da Câmara do Porto, concordando, no entanto, com o acordo "programático" estabelecido com o presidente eleito da autarquia.

O presidente eleito da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, e o socialista Manuel Pizarro chegaram domingo a um acordo, com duração de quatro anos, "para o governo da Cidade do Porto", atribuindo "pelouros a vereadores eleitos pelo Partido Socialista".

Domingo à noite, o secretariado distrital do PS/Porto reuniu de emergência para analisar este acordo, encontro no qual esteve presente o cabeça de lista socialista nas eleições autárquicas, Manuel Pizarro.

"O PS do distrito do Porto desde a primeira hora apoiou o estabelecimento de um acordo programático para que ocorresse uma boa governação da cidade. Também é sabido que, publicamente, sempre entendemos que, para essa boa governação fosse alcançada (...), não era necessário que os vereadores do PS assumissem pelouros ou outras responsabilidades nas entidades municipais", disse o líder da distrital, José Luís Carneiro, aos jornalistas no final da reunião.

Assim, José Luís Carneiro explicou que a distrital do Partido Socialista concorda com a parte do acordo relativa às questões programáticas, que "sirva a boa governação da cidade", discordando com "a assunção dos pelouros e de outras responsabilidades" por parte dos vereadores do PS.

"Agora nesta fase o que devemos formular é votos para que os vereadores eleitos do PS assumam as suas responsabilidades em plenitude para com a cidade, para que desenvolvam um bom trabalho, por forma a garantirmos o propósito do PS continuar a ser uma alternativa de Governo nesta cidade", explicou.

Interrogado sobre qualquer retaliação sobre Manuel Pizarro, José Luís Carneiro respondeu que "o PS é um partido plural e que respeita os poderes estatutários dos seus órgãos".

"A comissão política concelhia deu um mandato muito claro para que o seu presidente negociasse um acordo com o Dr. Rui Moreira", justificou.

O líder distrital antecipa agora "uma segunda fase" do acordo, na qual "se discutirão os pelouros em concreto e aqueles que irão assumir essas mesmas responsabilidades".

Em declarações à agência Lusa na noite de 07 de outubro, José Luís Carneiro afirmou que, numa eventual coligação na autarquia portuense, os socialistas deveriam viabilizar as grandes propostas, mas abdicar de pelouros ou entidades municipais, defendendo então o diálogo com o presidente eleito, Rui Moreira.

O independente Rui Moreira venceu as eleições para a Câmara do Porto com maioria relativa, ficando a candidatura do PS, encabeçada por Manuel Pizarro, em segundo lugar, e a do PSD, liderada por Luís Filipe Menezes, na terceira posição.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".