Continente sob aviso laranja e amarelo devido à chuva e vento forte

Continente sob aviso laranja e amarelo devido à chuva e vento forte
| País
Porto Canal

Portugal continental está hoje e terça-feira sob aviso laranja e amarelo devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros acompanhados por trovoadas e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 21:00 de hoje e as 02:59 de terça-feira.

Estes quatro distritos vão estar sob aviso amarelo entre as 15:00 e as 21:00 de hoje, passando depois a laranja.

O IPMA colocou também os quatro distritos sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 80 km/hora no litoral e forte a muito forte com rajadas da ordem dos 100 km/hora nas terras altas.

Os outros 14 distritos do continente estão também sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 08:59 de terça-feira devido a períodos de chuva por vezes forte acompanhados de trovoada.

Os 14 distritos vão estar ainda sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte a muito forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 100 km/hora nas terras altas entre as 18:00 de hoje e as 08:59 de terça-feira.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo os grupos Central (Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial) e Ocidental (Flores e Corvo) dos Açores devido à agitação marítima entre as 08:00 e as 19:59 de hoje (hora local).

O aviso laranja diz respeito, segundo o IPMA, a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu muito nublado, com abertas na região Sul durante a manhã, períodos de chuva no litoral norte e centro, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e tornando-se forte na região norte e no litoral centro a partir do meio da tarde.

Prevê-se também vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se gradualmente moderado a forte no litoral a norte do Cabo de Sines com rajadas da ordem de 80 km/h e forte a muito forte com rajadas da ordem de 100 km/h nas terras altas, e neblina ou nevoeiro matinal.

Nos Açores, prevê-se céu com períodos de muito nublado, aguaceiros e vento moderado a forte enquanto na Madeira a previsão aponta para céu muito nublado, aguaceiros fracos e vento fraco.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Angra do Heroísmo, Santa Cruz das Flores e Porto prevê-se uma máxima de 21 graus Celsius, em Faro, Beja, Évora, Leiria e Ponta Delgada 22, Castelo Branco, Coimbra e Viana do Castelo 20, Guarda 13, Bragança 17, Vila Real 18, Braga 19, Viseu 16 e Funchal 25.

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".