Costa espera transferir policiamento de trânsito para polícias municipais "em pouco tempo"

Costa espera transferir policiamento de trânsito para polícias municipais "em pouco tempo"
| Política
Porto Canal com lusa

O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje esperar que seja possível "em muito pouco tempo" concretizar a transferência para a dimensão municipal das competências de policiamento de trânsito, algo "absolutamente essencial" para a gestão das cidades.

Na intervenção com que encerrou a cerimónia de assinatura do memorando de entendimento entre o Estado e seis municípios da Área Metropolitana do Porto que vão assumir, em 2017, a gestão da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), António Costa frisou que "foi de facto preciso um presidente de câmara ser primeiro-ministro para que essa competência fosse transferida do Estado para onde ela deve estar, nos municípios portugueses".

"Hoje já assinamos aqui o memorando que cumpre um dos compromissos, a descentralização da gestão dos transportes públicos, e tenho a certeza de que em muito pouco tempo estaremos a assinar o outro protocolo, que resolve também a questão do policiamento do trânsito, porque não é possível gerir uma cidade e a ferramenta fundamental para a gestão do tráfego, que é o seu policiamento, em vez de estar à disposição de quem gere a cidade estar à disposição de quem deve cuidar da segurança nacional nas suas dimensões efetivas (...), mas não, obviamente, estar-se a imiscuir no que nunca poderá fazer bem", disse António Costa.

Numa cerimónia que contou com a presença do ministro do Ambiente, Matos Fernandes, do ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, e de autarcas de Porto, Gaia, Matosinhos, Maia, Valongo e Gondomar, o primeiro-ministro realçou que "seguramente um presidente de câmara não só fará melhor como nunca desempenhará integralmente bem a sua função enquanto não dispuser dessa ferramenta absoluta essencial".

Em fevereiro, a Câmara Municipal de Lisboa informou estar em "diálogo intenso" com o Ministério da Administração Interna (MAI) e com a Polícia de Segurança Pública (PSP) para vir a ter a competência do policiamento do trânsito, há muito reivindicada.

Nessa altura, a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, disse que o Governo está "a negociar e a avaliar" a assunção, por parte da Polícia Municipal de Lisboa, de competências na área da regulação de trânsito.

No começo de 2015, então enquanto presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, havia reiterado que estava por cumprir a descentralização do Estado para o município quanto ao policiamento do trânsito, o que permitiria, a seu ver, clarificar a ação da Polícia Municipal.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.