Autárquicas: Candidatos do PS definem estratégia conjunta para região de Lafões

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 31 mai (Lusa) -- Os candidatos do PS às presidências das três Câmaras da região de Lafões, no distrito de Viseu, querem trabalhar em conjunto de forma a minorar custos em vários setores e melhorar a qualidade de vida das populações.

O candidato do PS à Câmara de Vouzela, António Meneses, lamentou que se tenha andado "anos e anos a fio a propagandear-se a intermunicipalidade em relação aos três concelhos da região de Lafões" e "praticamente nada" tenha sido feito até hoje.

"Isto não obstante nos últimos mandatos as Câmaras serem da mesma cor política (PSD). Algo falhou, algo está mal", considerou.

O candidato do PS em S. Pedro do Sul, Victor Figueiredo, avançou que, em conjunto, pretendem trabalhar em áreas como a educação, o turismo, as rodovias, a agricultura, as florestas, o ambiente e a ciclovia.

"Há determinadas verbas e candidaturas que, ao nível do Proder (Programa de Desenvolvimento Rural), se poderiam ter concretizado e não se concretizaram", exemplificou.

O candidato de Oliveira de Frades, Porfírio Carvalho, considerou que, desta forma, podem ser potenciados os recursos existentes em qualquer um dos três concelhos e "dar voz" à região.

"Dando as mãos podemos valorizar, até vender melhor a região de Lafões, colocando-a para além daquilo que são as fronteiras dos três concelhos, projetando para fora, para o país, para o mundo", frisou.

Este compromisso entre as três candidaturas, que será formalizado mais tarde, valerá após as autárquicas, independentemente do resultado eleitoral.

"Podemos colaborar uns com os outros estando no poder ou estando na oposição. Cada um de nós, ao longo do percurso político que tem e que ainda vai percorrer, estabelecemos relações, contactos, amizades e conhecimentos que pretendemos por ao serviço da região e dos três concelhos", garantiu Porfírio Carvalho.

A reedição da Feira de Lafões, que era rotativa entre os três concelhos, é um dos exemplos do que pode vir a ser esta intermunicipalidade, considerou António Meneses.

"Inquestionavelmente, era uma iniciativa que espelhava bem o que é o conceito de intermunicipalidade e como é que três concelhos unidos podem conseguir aquilo que um concelho 'per si' jamais conseguiria", referiu.

Articular a intervenção nas estradas existentes, de forma a melhorá-las, é outra das propostas. A ligação entre as Termas de S. Pedro do Sul e Vouzela é um dos exemplos.

Os três candidatos socialistas defendem também a articulação dos transportes escolares, de forma a rentabilizar os percursos, e o estudo da problemática dos Resíduos Sólidos Urbanos, minimizando os custos da sua recolha com uma gestão integrada.

Mais serviços para a região de Lafões é outra das exigências que têm e que eles sejam "distribuídos de uma forma mais ou menos equitativa pelos três municípios".

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.