PSD/Porto acusa Moreira de trair confiança dos eleitores ao coligar-se com PS de Sócrates

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 20 out (Lusa) -- O líder demissionário da concelhia do PSD/Porto acusou hoje o presidente da Câmara do Porto de "trair" a confiança do eleitorado com o acordo de Governo com o "PS de José Sócrates", esperando o "pior" desta coligação.

O presidente eleito da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira e o socialista Manuel Pizarro chegaram hoje a um acordo, com duração de quatro anos, "para o governo da Cidade do Porto", atribuindo "pelouros a vereadores eleitos pelo Partido Socialista".

Em declarações à agência Lusa, Ricardo Almeida considerou que se trata de "fazer a ligação ao PS de José Sócrates é regredir no discurso da campanha eleitoral e é trair aquilo que foi a confiança do eleitorado que confiou em Rui Moreira".

"Levar para a Câmara do Porto aqueles que destruíram o país, acho que é um mau presságio e portanto esperamos o pior desta coligação", antecipou.

Ricardo Almeida -- que integrou a lista de Menezes à Câmara do Porto e vai assumir o cargo de vereador na tomada de posse de terça-feira -- garantiu que o "PSD nunca foi contactado por Rui Moreira para qualquer entendimento", considerando "relevante as pessoas saberem que Rui Moreira apenas tentou negociar com o PS".

"A opção foi para aqueles que arruinaram o país, aqueles que estiveram no Governo de José Sócrates. Parece-me que é trair a confiança dos eleitores que até há bem pouco tempo acreditaram num Porto de contas certas", reiterou.

Na opinião do líder demissionário da concelhia do PSD/Porto, Manuel Pizarro - que foi secretário de Estado Adjunto e da Saúde no governo de José Sócrates -- "é o grande responsável do grande buraco que ainda hoje existe na Saúde".

"Levar uma pessoa com este currículo para o município do Porto, parece-me que não é de bom e não me parece que seja um bom presságio", acusou.

Questionado sobre se o PSD estaria disponível para uma coligação caso tivesse sido contactado por Rui Moreira, Ricardo Almeida disse que o partido está sempre disponível "para colocar o interesse da população à frente dos interesses meramente político-partidários".

O independente Rui Moreira venceu as eleições para a Câmara do Porto com maioria relativa, ficando a candidatura do PS, encabeçada por Manuel Pizarro, em segundo lugar e a do PSD, liderada por Luís Filipe Menezes, na terceira posição.

JF // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.