Governo rejeita proposta do BE para acabar com apresentação quinzenal de desempregados

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 jun (Lusa) - O Governo rejeitou hoje a proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda destinada a acabar com a apresentação quinzenal dos desempregados nos centros de emprego.

"O Governo não está disponível para abdicar de mecanismos de controlo efetivo dos desempregados", afirmou o secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, no parlamento.

O governante, que falava numa audição na Comissão parlamentar do Trabalho e da Segurança Social, respondia a uma questão colocada pelo deputado do PS Rui Riso, sobre esta proposta do Bloco apresentada em janeiro e face à qual o Governo ainda não se tinha pronunciado até ao momento.

De acordo com um projeto de lei do Bloco de Esquerda que deu entrada no parlamento em janeiro, os bloquistas propunham acabar com a obrigatoriedade de apresentação quinzenal a que os desempregados estão sujeitos, pedindo uma alteração ao decreto-lei de 2006.

O não cumprimento, injustificado, por duas vezes, da obrigação da apresentação quinzenal nos centros de emprego, nos serviços de Segurança Social da área de residência do beneficiário, ou em outras entidades competentes ou protocoladas, como as Juntas de Freguesia, resulta na anulação da inscrição no serviço de emprego e na perda do direito ao subsídio de desemprego.

Na proposta, os deputados do Bloco de Esquerda qualificavam esta obrigatoriedade de "humilhação inútil", lembrando que os desempregados já estão obrigados a comunicar ao centro de emprego a alteração de residência e o período de ausência do território nacional.

Numa audição em abril, no parlamento, o Ministro do Trabalho, Vieira da Silva, foi questionado sobre a matéria e referiu que a questão seria considerada. Hoje, pela voz de Miguel Cabrita, o Governo assumiu a rejeição à proposta do Bloco.

SMS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.