Seiva Trupe interpõe providência cautelar e acusa Câmara do Porto de perseguição

Seiva Trupe interpõe providência cautelar e acusa Câmara do Porto de perseguição
| Norte
Porto Canal

A companhia teatral Seiva Trupe classificou hoje a desocupação do Teatro do Campo Alegre como o final de uma "perseguição política" pelo presidente da Câmara do Porto e disse ter interposto uma providência cautelar contra o ato.

Em conferência de imprensa à porta do edifício onde mantiveram uma residência desde 2000, o advogado da companhia de teatro, Eldad Manuel Neto, disse que tudo será feito "para resolver este problema nas instâncias judiciais", tendo, por isso, interposto junto do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto uma providência cautelar já no dia 16 deste mês para suspender os efeitos de uma eventual desocupação coerciva, que veio a acontecer na madrugada de 16 para 17.

"A simples interposição desta ação suspende o ato administrativo [da desocupação]. No entanto, ela é decretada a 16 e a Câmara Municipal do Porto terá sido notificada na manhã do dia 17 de que se encontrava suspensa a execução deste ato. Da forma como souberam não sei, mas o certo é que, aproveitando-se do facto de não ter ainda sido citada pelo tribunal, na madrugada do dia 16 para o dia 17 vem aqui a Polícia Municipal proceder ao despejo, consumando pela calada da noite a desocupação coerciva das instalações da Seiva Trupe", declarou o advogado.

Eldad Manuel Neto disse ainda existir uma "discrepância grave" entre a Fundação Ciência e Desenvolvimento (FCD), que contratou inicialmente a 02 de fevereiro de 2000 com a Seiva Trupe enquanto proprietária do Teatro do Campo Alegre, e a Câmara Municipal do Porto, "dizendo-se proprietária do espaço e como tal com legitimidade para a desocupação coerciva", algo que terá acontecido pela primeira vez.

Por seu lado, Júlio Cardoso, um dos diretores da Seiva Trupe, considerou que o que se passou na madrugada de quarta para quinta-feira foi "o culminar de uma perseguição política" que acompanha a companhia "desde há mais de 12 anos" e questionou repetidas vezes: "Porquê?"

Eldad Manuel Neto lembrou que, no âmbito do Processo Especial de Revitalização "todas e quaisquer ações que estejam em curso ou a propor contra a entidade que requer a revitalização" devem parar imediatamente, o que não sucedeu e, no entender do causídico, em violação do Código da Insolvência e Recuperação de Empresas.

Contactada na quinta-feira, fonte da Câmara do Porto confirmou a ação de despejo, que teve por base o incumprimento no pagamento de uma dívida, no âmbito do contrato de cedência das instalações do Teatro do Campo Alegre.

"Entendeu a Câmara, enquanto proprietária do Teatro do Campo Alegre, que esta desocupação coerciva se impõe e que cumpre, inclusive, com elementares princípios de justiça social", afirma o gabinete de comunicação da autarquia, num esclarecimento enviado à Lusa "Se até um morador de um bairro social é obrigado a abandonar a casa municipal se não pagar a respetiva renda, que dizer de uma situação como esta?".

A autarquia esclareceu que, em março de 2011, a dívida acumulada por parte da companhia de teatro ascendia a 121 mil euros, acrescida de juros de 44 mil euros.

Em adenda ao contrato, em 15 de novembro de 2011, a Seiva Trupe reconheceu uma "dívida de 50 mil euros, comprometendo-se a pagá-la em 36 prestações mensais, tendo a FCD abdicado do diferencial, ou seja, de 115.646 euros".

De acordo com a informação disponível no portal Citius, a Seiva Trupe Teatro Vivo tem em decurso um Processo Especial de Revitalização com quatro credores: os dois responsáveis pela companhia, António Reis e Júlio Cardoso, bem como a Fundação Ciência e Desenvolvimento e um último incerto.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.