Filhas de Mandela desistem de queixa para garantir controlo de empresas do pai

| Mundo
Porto Canal / Agências

Joanesburgo, 18 out (Lusa) - Duas das filhas do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, Makaziwe e Zenani, retiraram a queixa apresentada para conseguir o controlo de duas empresas de gestão do património do pai, informa hoje o canal de televisão eNCA.

Makaziwe e Zenani pediam a destituição de quatro diretores dessas empresas, considerando que estes não tinham sido designados pelo pai, como exigem os estatutos das empresas.

Segundo um comunicado dos advogados das duas filhas de Mandela, já confirmado pelos quatro diretores cujo cargo se questionava, as queixosas retiraram as queixas de forma "incondicional", considerando que o processo prejudicava a reputação dos visados e do próprio Nelson Mandela.

Entre os diretores das companhias estão George Bizos, ex-advogado e amigo íntimo de Mandela, o ex-ministro e antigo companheiro de prisão do ex-presidente Tokyo Sexwale e o também ex-advogado de Mandela Bally Chuene.

A queixa apresentada em março pelas duas filhas de Mandela contava com a assinatura de outros 15 membros da família.

As empresas cuja direção era questionada gerem o dinheiro gerado por uma série de obras de arte que exibem as marcas das mãos de Mandela.

Mandela continua sob cuidados intensivos na sua casa de Joanesburgo, para onde foi levado após sair do hospital a 01 de setembro.

O líder sul-africano foi internado em estado grave a 08 de junho num hospital de Pretória devido a uma recaída de uma infeção pulmonar.

O seu estado tornou-se crítico a 23 de junho, prognóstico que se mantém.

Eleito em 1994 primeiro presidente negro da história da África do Sul, Mandela encabeçou, junto do último líder do "apartheid", Frederik Willem De Klerk, um processo de transição que permitiu a convivência pacífica entre raças ao fim de mais de três séculos de domínio branco.

FPA // JMR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.