Eco-sensor portátil permite conhecer a qualidade do ar em termpo real

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Valência, 18 jun (Lusa) - Investigadores da Universidade Politécnica de Valência desenvolveram um eco-sensor portátil de baixo custo e rápida instalação que, combinado com uma aplicação e um telemóvel, permite conhecer a qualidade do ar em tempo real e em qualquer ponto da cidade.

Desenvolvido pelo Grupo e Redes de Computadores (GRC) da Universidade Politécnica de Valência (UPV), este instrumento é composto por um ou mais sensores capazes de medir diferentes poluentes no ar, com as coordenadas e o momento da captura, e um sistema de comunicações integrado e de servidores na nuvem.

Pode transportar-se ou instalar-se rapidamente em qualquer veículo, "sendo a bicicleta a opção mais flexível e ecológica", afirmaram à EFE fontes da UPV.

Carlos Tavares, investigador do GRC e subdiretor do Departamento de Informática de Sistemas e Computadores (Disca) da UPV, assinala que, aproveitando a rede de transporte público existente, este eco-sensor permitiria maximizar o controlo do meio ambiente nas cidades com um custo mínimo.

"Atualmente, a Europa dispõe de uma rede de estacões para monitorizar o ar, que requerem infraestruturas próprias e sensores avançados, o que eleva consideravelmente o seu custo", afirma Carlos Tavares.

Além disso, acrescenta, "na prática o número de estações é muito reduzido, o que impede o conhecimento detalhados da qualidade do ar nos diferentes pontos da cidade. Este eco-sensor permite ultrapassar este handicap de uma forma muito eficiente".

Quanto ao funcionamento, o investigador destaca a sua simplicidade: "basta iniciar a aplicação para começar a monitorizar a cidade".

Uma vez que os dados são carregados na 'nuvem', o sistema gera automaticamente, a partir de dados registados por terminais de vários utilizadores, os mapas de poluição detalhados da área estudada.

"Se o número de utilizadores for elevado, podemos ter mapas de poluição completos e atualizados quase instantaneamente", diz o investigador da UPV.

Além de permitir conhecer com detalhe que zonas de uma cidade estão mais poluídas, o eco-sensor poderá ser uma ferramenta útil para aplicar restrições de tráfego em zonas que atinjam valores críticos.

AL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.