PCP questiona Bruxelas sobre disponibilidade para viabilizar Estaleiros de Viana

| Política
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 31 mai (Lusa) - Os eurodeputados do PCP questionaram a Comissão Europeia sobre o eventual apoio que esta poderá dar a um plano de viabilização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) para permitir a manutenção dos 620 postos de trabalho.

A posição foi transmitida hoje pelo eurodeputado do PCP João Ferreira, de visita aos ENVC, para encontros com trabalhadores e a administração da empresa. Confirmou que o requerimento questionando a Comissão Europeia deu entrada a 08 de maio e que poderá ter resposta nas próximas semanas.

Em causa está a investigação lançada por Bruxelas às ajudas públicas de 181 milhões de euros, alegadamente ilegais, atribuídas pelo Estado português aos ENVC.

Neste requerimento, os eurodeputados do PCP João Ferreira e Inês Zuber pretendem que a Comissão Europeia esclareça se, como diz o Governo português, as verbas terão de ser devolvidos no caso destas ajudas serem consideradas como ajuda de Estado.

"Outra pergunta que fazemos é se a Comissão Europeia está disponível para apoiar um plano de viabilização dos ENVC, que permita a manutenção de todos os postos de trabalho e a concretização da atual carteira de encomendas, no quadro da manutenção do caráter público da empresa", disse ainda João Ferreira.

Devido à investigação de Bruxelas, o Governo português anunciou em abril a liquidação dos ENVC. O entendimento do Ministério da Defesa Nacional é que como a empresa não dispõe dos 181 milhões de euros que teria de devolver ao Estado, a solução passa pelo encerramento. Contudo, em paralelo, prevê o lançamento de um concurso internacional para a subconcessão dos terrenos e infraestruturas atuais, na expectativa de manter a construção naval sem com garantias relativamente aos 620 postos de trabalho.

"A ideia que dá é que estão à procura de sucessivos pretextos para acabar com a empresa, quando é muito claro hoje que esta é uma empresa que tem tudo para funcionar, mantendo os postos de trabalho", recordou João Ferreira durante a visita aos ENVC, no âmbito de uma deslocação de trabalho dos dois eurodeputados do PCP ao distrito de Viana do Castelo.

"Esta empresa tem encomendas, tem tudo para dar um contributo importantíssimo, seja para a região seja para o próprio país, indo até de encontro às afirmações que têm sido feitas sobre a reindustrialização e sobre a fileira do mar", rematou.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Após polémica, adjunta do ministro das Finanças recua e decide não assumir funções

Patrícia Dantas recua e não vai assumir funções de adjunta do ministro das Finanças, de acordo com nota enviada pelo gabinete do Ministro das Finanças.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".