Três agentes secretos da Coreia do Sul detidos por intervenção ilícita nas eleições

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 18 out (Lusa) -- Três agentes dos Serviços Secretos sul-coreanos foram detidos por, alegadamente, terem participado de forma ilícita na campanha eleitoral das últimas presidenciais com comentários na rede social Twitter, revelou a cadeia KBS.

Os três agentes estão acusados de divulgar de forma massiva na rede social comentários a favor da então candidata conservadora Park Geun-hye, que venceria as eleições e hoje lidera o país asiático, e contra o seu rival, o progressista Moon Jae-in.

Após ter sido revelado o caso, o que aconteceu há vários meses, instalou-se a polémica dado constituir grave violação da lei eleitoral o comportamento dos três agentes e em vários protestos que decorreram em Seul houve quem pedisse a demissão da chefe de Estado, que venceu as eleições por escassa margem.

A Procuradoria sul-coreana tinha ordenado quinta-feira uma busca a casa dos três agentes implicados tendo sido confiscados os computadores pessoais entre outro equipamento.

Os funcionários detidos foram, entretanto, colocados em liberdade por questões processuais.

A KBS refere, contudo, que os Procuradores encontraram provas das ações dos três agentes dos Serviços Secretos que publicaram centenas de comentários pol+iticos no Twitter e multiplicaram a sua difusão através de um programa informático.

Durante a campanha eleitoral de dezembro de 2012, os três acusados trabalhavam numa equipa de guerra psicológica dos Serviços Secretos e as suas principais tarefas estavam relacionadas com as redes sociais.

Os Serviços Secretos da Coreia do Sul, cujo principal trabalho é recolher e processar informação sobre a ameaça norte-coreana, já foram alvo de duras críticas da oposição que acredita que a intervenção ilícita contribuiu para o resultado eleitoral.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.