Sindicatos gregos convocam greve geral para 6 de Novembro

| Mundo
Porto Canal / Agências

Atenas, 17 out (Lusa) - O sindicato grego do setor público Adedy convocou hoje uma greve de 24 horas para 6 de novembro contra as "políticas de austeridade", juntando-se à central sindical do privado GSEE, que na quarta-feira anunciou o mesmo.

Esta será a segunda greve geral na Grécia em menos de quatro meses.

"A comissão executiva do Adedy decidiu uma mobilização de 24 horas para 6 de novembro para lutar contra os novos despedimentos e colocações na disponibilidade no setor público, medidas que o Governo acertou com a 'troika'" de credores (União Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu), indica um comunicado do Adedy.

Confrontados com um plano de reestruturação no setor público que prevê 25 mil transferências e 4.000 despedimentos até ao fim de 2013, os funcionários já fizeram várias greves e paralisações em setembro.

A 'troika' pede à Grécia novas medidas de poupança no valor de dois mil milhões de euros para 2014 para reduzir o défice.

No entanto, o Governo grego recusou hoje categoricamente os cortes adicionais de 2.000 milhões de euros em 2014. "Não haverá novas medidas. Conseguimos um excedente primário com muito esforço e enormes sacrifícios da sociedade", afirmou hoje o ministro para a Reforma Administrativa, Kiriakos Mitsotakis, em declarações à cadeia de televisão privada Mega.

Na quarta-feira, a central sindical GSEE convocou uma greve de 24 horas "contra o pesadelo do desemprego e a desregulação do mercado de trabalho".

A GSEE protesta contra o anteprojeto de orçamento para 2014 que "destrói direitos sociais".

O sindicato Pame, ligado ao Partido Comunista, também convocou uma greve para o mesmo dia.

A Grécia foi o primeiro país da zona euro a recorrer a um programa de assistência financeira, em 2010, para evitar o colapso.

Em troca dos empréstimos concedidos, o país teve de aprovar rigorosas medidas de austeridade que levaram a uma recessão profunda e atualmente o desemprego atinge 27% da população ativa.

EO // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.