PS reúne no sábado a sua Comissão Nacional em Gaia

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 out (Lusa) - A Comissão Nacional do PS reúne-se sábado, em Gaia, para analisar a situação política nacional e a proposta da direção de convocar as eleições concelhias deste partido para o período entre 06 e 07 de dezembro.

Em declarações agência Lusa, o secretário nacional para a Organização do PS, Miguel Laranjeiro, referiu que a reunião de Gaia "será a primeira" do órgão máximo partidário entre congressos "após a vitória nas eleições autárquicas" de 29 de setembro.

Além da análise aos resultados nas eleições autárquicas e à proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2014 - os dois pontos principais da agenda política -, a Comissão Nacional também discutirá a proposta indicativa do Secretariado Nacional para a realização de eleições concelhias em dezembro.

Na sequência da revisão dos estatutos do PS em 2012, as eleições concelhias têm de realizar-se 90 dias após as eleições locais.

"Indicamos as datas de 06 e 07 de dezembro, porque estão suficientemente afastadas do período de Natal", referiu o secretário nacional do PS para a Organização.

Fora da agenda da Comissão Nacional, segundo Miguel Laranjeiro, estará a questão da indicação do presidente da câmara do PS que será proposto para a liderança da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP).

Nas últimas semanas perfilaram-se para este lugar os recém-eleitos presidentes de câmara de Coimbra, Manuel Machado, e de Santo Tirso, Joaquim Couto.

Vários órgãos de comunicação social também apontaram o nome do líder da Federação do Porto do PS, José Luís Carneiro, que tem no entanto a circunstância de apenas poder fazer mais um mandato como presidente da Câmara de Baião, ao contrário de Manuel Machado e de Joaquim Couto que vão agora iniciar o primeiro de três mandatos.

PMF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.