Trabalhadores do metro de Lisboa em greve a 31 de Outubro

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 out (Lusa) -- Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa decidiram hoje realizar uma greve de 24 horas no dia 31 de outubro, disse à agência Lusa fonte sindical.

Esta greve surge após a decisão tomada na quarta-feira numa reunião que juntou 36 organizações sindicais e comissões de trabalhadores do setor dos transportes.

Na reunião, os trabalhadores decidiram avançar com uma manifestação nacional, em Lisboa, a 09 de novembro e com uma quinzena de greves, a começar a 25 de outubro e terminar a 08 de novembro.

Em causa está a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2014, que prevê reduções salariais, concessão das empresas públicas de transporte a privados e a redução das indemnizações compensatórias, entre outras medidas.

Os representantes dos trabalhadores decidiram ainda exortar os deputados a reprovarem o OE, a pedirem ao Tribunal Constitucional a sua fiscalização preventiva e realizar uma nova reunião a 08 de novembro.

Além da greve do metro, já estão também agendadas as paralisações dos CTT, a 25 de outubro, e as da Transtejo e Soflusa, de 02 a 09 de novembro, três horas por turno.

MCL // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.

Em três meses foram detetados 3,5 milhões de casos de dengue na América Latina. Devemos preocupar-nos em Portugal?

A epidemia de dengue na América Latina atingiu números alarmantes em 2024, com um aumento notável de casos e mortes face ao ano anterior, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mas devemos preocupar-nos em Portugal?

Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na semana após a Páscoa

Depois do domingo de Páscoa, a semana que se segue não será diferente e os preços dos combustíveis voltam a sofrer alterações. As previsões guardam sentimento "agridoce" para os automobilistas.