Esposende reforça apoio ao ensino da música para ultrapassar cortes do Governo

| Norte
Porto Canal / Agências

Esposende, 17 out (Lusa) - A Câmara de Esposende reforçou, no presente ano letivo, o apoio ao ensino da música, investindo um total de 52.500 euros para ultrapassar as restrições orçamentais impostas pela administração central, informou hoje o Município.

Segundo um comunicado da Câmara, o reforço do apoio visa garantir a continuidade da formação aos 35 alunos que ficariam excluídos do ensino artístico, por causa das restrições de financiamento ao Ensino Artístico Especializado por parte do Programa Operacional Potencial Humano (POPH).

Assim, a Autarquia vai conceder à Escola de Música de Esposende o apoio financeiro necessário, no montante máximo de 52.500 euros, para garantir que nenhum dos alunos ficará de fora.

O comunicado destaca a "especial atenção" e o "forte investimento" do Município de Esposende na Educação, "em contraciclo com a política da Administração Central".

Acrescenta que, no presente ano letivo, o Município volta a assegurar apoio aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), a nível do fornecimento das refeições escolares, dos manuais e material escolar e de materiais didático pedagógicos para os alunos que, devido à especificidade das suas problemáticas, não utilizam manuais escolares.

Ainda dirigido aos alunos com NEE, a Câmara deu início esta semana ao Programa de Equitação Terapêutica.

No âmbito do Programa de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico, a Câmara vai celebrar protocolos de colaboração com várias associações, no sentido de garantir recursos humanos qualificados para o desenvolvimento das atividades nas áreas de Música, Inglês, Atividade Física e Desportiva e Expressão Plástica.

A Câmara continua a garantir a oferta gratuita dos manuais escolares aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico com Escalão A e a comparticipar em 50% os manuais dos alunos com Escalão B, uma medida que se estende à aquisição de material escolar.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.