Corte na saúde em 2014 será menor do que noutros sectores -- secretário de Estado

| Política
Porto Canal / Agências

Penafiel, 17 out (Lusa) - O secretário de Estado da Saúde defendeu hoje que a diminuição nas transferências para aquele setor, em 2014, será menor do que o corte global das despesas do Estado, traduzindo "uma discriminação positiva".

"A transferência que o Orçamento do Estado [de 2014] faz para o Serviço Nacional de Saúde, em percentagem da despesa primária aumenta, afirmou Manuel Teixeira, à margem da inauguração da nova urgência do hospital de Penafiel.

Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado explicou que "o peso da transferência para o SNS na despesa primária, no total das administrações, passa de 10,2% para 10,3%".

"Isto representa, de facto uma discriminação positiva, em relação à saúde", assinalou, acrescentando: "O Governo entende que em situações de crise os setores que garantem a coesão entre os cidadãos têm de ser protegidos na medida do possível e das tremendas dificuldades que o país está atravessar".

Sobre a forma como o Governo vai acomodar o corte de cerca de 300 milhões de euros para o setor da saúde, previsto no Orçamento do Estado para 2014, Manuel Teixeira adiantou que estão previstas medidas para aumentar a quota de genéricos, gerando poupanças nos medicamentos.

O secretário de Estado anunciou que "também haverá poupanças adicionais nos convencionados e uma melhor adequação da oferta de cuidados às necessidades".

"Na saúde, o Governo está a fazer todos os esforços no sentido de proteger as famílias em situação difícil", concluiu.

O secretário de Estado inaugurou hoje a nova urgência do Hospital Padre Américo, em Penafiel.

A ampliação efetuada custou cerca de cinco milhões de euros e permite duplicar a capacidade de resposta para uma população do Tâmega e Sousa de cerca de meio milhão de habitantes.

APM // ZO

Lusa/fim.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.