Estudantes bloqueiam vários liceus em protesto contra expulsão de adolescente

| Mundo
Porto Canal / Agências

Paris, 17 out (Lusa) - Estudantes liceais bloquearam hoje vários estabelecimentos em Paris, num protesto contra as expulsões de alunos estrangeiros, na sequência da mediática expulsão da aluna cigana kosovar Leonarda Dibrani, entregue à polícia à saída da escola.

Quatro liceus parisienses, Maurice-Ravel, Hélène-Boucher, Charlemagne e Sophie-Germain, foram bloqueados e em duas outras escolas as entradas foram "condicionadas", de acordo com a direção administrativa.

"A palavra de ordem é a mobilização pelo regresso das estudantes expulsas", disse à agência noticiosa francesa Steven Nassiri, porta-voz da associação liceal FIDL, próxima do Partido Socialista (no poder), contactado por telefone durante uma manifestação junto ao liceu Charlemagne, em Paris.

"É inadmissível que, durante um mandato de um Governo de esquerda, seja preciso mostrar identificação para entrar na escola. Todas as pessoas têm direito à educação", considerou.

O Governo francês abriu, na quarta-feira, um inquérito administrativo às condições de detenção de Leonarda, de 15 anos, no leste de França, ocorrida a 09 de outubro e divulgada esta semana. As conclusões do inquérito são esperadas dentre de 48 horas, esta noite ou na sexta-feira.

Já na quarta-feira, várias centenas de estudantes liceais concentraram-se em frente à direção administrativa, em Paris, para protestar contra as expulsões de alunos estrangeiros, na sequência da detenção e expulsão do país de um aluno arménio, de 19 anos, que estudava na capital francesa.

Os estudantes gritaram: "Valls demissão" e "Libertem Khatchik". Khatchik Kachatryan foi expulso no sábado para a Arménia.

As expulsões de alunos em situação irregular causou na quarta-feira divisões no Governo e entre a maioria socialista, devido à política de imigração e ao ministro da Administração Interna, Manuel Valls.

EJ // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.