Casa das Artes no Porto reabre hoje depois de quase uma década fechada

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 17 out (Lusa) - A Casa das Artes, no Porto, reabre hoje ao público, depois de ter estado encerrado quase uma década o espaço que inclui um jardim, um palacete e um edifício desenhado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura.

A abertura do espaço renovado, de dois auditórios e uma sala de exposições, é feito com o seminário internacional "Património Cultural: Economia e Emprego", organizado pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), que se prolonga até sábado.

Será a DRCN a gerir o espaço, estando já programado teatro, lançamento de livros e seminários. O local chegou a ser referenciado como podendo vir a albergar um polo da Cinemateca, mas está previsto que a programação de cinema venha a ser coordenada pelo Cineclube do Porto.

Esta programação não está, no entanto, ainda anunciada no sítio da DRCN e ao jornal Público a responsável pelo organismo, Paula Silva, afirmou não arriscar datas para o arranque, estando ainda aguardar a assinatura de um contrato com o Cineclube.

No entanto, vai haver cinema no sábado, com a exibição de "Limite", do brasileiro Mário Peixoto. A obra surge no âmbito do Colóquio Internacional e Interdisciplinar "Meu tempo é quando: Nos 100 anos de Vinicius de Moraes", organizado pelo Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa.

No mesmo dia, às 17:00, será lançado o livro "Zero à Esquerda" do escritor e jornalista Manuel Jorge Marmelo.

No dia 24, a Ordem dos Arquitetos -- Secção do Norte organiza no local o seminário internacional "A Cidade resgatada - Reabilitar a cidade (re)desenhando-a", durante o qual será anunciado o resultado do concurso internacional de ideias para o quarteirão da Aurífica, no Porto.

No painel de convidados destacam-se nomes como Eduardo Souto de Moura, Emilio Tuñón, Manuel Villaverde Cabral, Wilfried Wang ou Eduardo Comas.

O teatro vai chegar no dia 26 de outubro com "O vosso pior pesadelo" do Teatro Art'imagem, uma peça de teatro de Manuel Jorge Marmelo com encenação de José Leitão.

DP // HB

Lusa/Fim.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.