Portugal colocou 1.000 ME em Obrigações do Tesouro a 5 e a 9 anos

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 jun (Lusa) - Portugal colocou hoje 600 milhões de euros em Obrigações de Tesouro (OT) a cinco anos à taxa de juro de 1,843% e 400 milhões de euros em OT a nove anos a 2,859%.

Segundo a página da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) na Bloomberg, a taxa de juro da emissão de OT a cinco anos variou ligeiramente em relação ao anterior leilão comparável, já que passou de 1,84% para 1,843%.

O total de propostas da emissão de OT a cinco anos atingiu 1.185 milhões de euros, 1,98 vezes o montante colocado.

No anterior leilão de OT a cinco anos, que ocorreu em 23 de março, o IGCP colocou 504 milhões de euros a uma taxa de juro de 1,84%.

Em relação ao prazo de nove anos, o anterior leilão ocorreu em 08 de outubro de 2014, tendo o IGCP colocado 1.000 milhões de euros a uma taxa de juro de 1,85%.

Contudo, em 11 de maio último, o IGCP colocou no mercado 1.150 milhões de euros em OT a dez anos a uma taxa de juro de 3,252%.

Hoje, a procura da emissão de OT a nove anos cifrou-se em 910 milhões de euros, 2,28 vezes o montante colocado.

O montante de 1.000 milhões de euros colocado hoje em OT a cinco e nove anos igualou o máximo do montante indicativo anunciado pelo IGCP.

Segundo Filipe Silva, responsável pelo mercado de dívida no Banco Carregosa, "as taxas saíram perfeitamente em linha com as que estão a ser praticadas no mercado secundário, a colocação correu bem, com uma boa procura, cerca do dobro da oferta, e o montante total emitido foi o máximo previsto".

"Foi mais uma operação que vem ajudar a gerir a nossa dívida, uma vez que o país está a conseguir estender as maturidades com taxas mais baixas, na dívida de prazo mais longo", adiantou.

De acordo com as linhas de atuação do segundo trimestre, o IGCP prevê emissões de OT através da combinação de sindicatos e leilões, sendo esperadas colocações de 1.000 a 1.250 milhões de euros por leilão..

MC (ND/SP) // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.