PS reconfirmado vencedor da Câmara de Fafe - independentes recorrem

| Política
Porto Canal

A nova assembleia de apuramento geral referente às eleições autárquicas em Fafe, ordenada pelo Tribunal Constitucional (TC), confirmou a vitória do PS, com 17 votos de vantagem, informou hoje à Lusa o candidato socialista.

No entanto, a candidatura Independentes por Fafe, que ficou em segundo lugar, já garantiu que vai levar o caso novamente ao TC, considerando haver ainda "uma série de votos que suscitam sérias dúvidas".

A recontagem dos votos de 12 secções do concelho traduziu-se numa "autêntica maratona", já que começou ao início da manhã de terça-feira, foi interrompido perto das 03:00 de hoje, recomeçou ao início da manhã e só terminou esta tarde. Mesmo assim, a ata da assembleia só será assinada na quinta-feira.

Esta recontagem foi ordenada pelo TC após recurso interposto pela lista Independentes por Fafe, que diz ter detetado "muitas e grandes" irregularidades no decorrer da primeira assembleia de apuramento geral, tendo mesmo apelidado o ato eleitoral de "chapelada".

Em comunicado hoje emitido, a candidatura socialista sublinhou que, "tal como acontecera com o acórdão do TC, também a [nova] assembleia [de apuramento geral] não registou nem detetou qualquer ato fraudulento ou vigarice, como alguns, irresponsavelmente, afirmaram sobre o ato eleitoral do dia 29".

"Desejamos que, assim, se ponha termo a um ambiente de instabilidade e manipulação doentia em torno do ato eleitoral", acrescenta o comunicado, destacando que as eleições decorreram de forma "tão organizada, ordeira, livre e justa" como nos outros concelhos do país.

Para os socialistas, "a diferença esteve apenas no resultado e na obsessão de alguns por uma vitória que não alcançaram".

Os Independentes por Fafe já afirmaram que não querem ganhar as eleições "na secretaria", mas acrescentaram que farão tudo o que estiver ao seu alcance para garantir a transparência das eleições.

Garantiram que vão levar o caso novamente até ao TC.

Na primeira assembleia de apuramento geral, o PS foi dado como vencedor da Câmara, com 20 votos de vantagem em relação aos Independentes por Fafe.

O candidato socialista, Raul Cunha, disse à Lusa que a tomada de posse está, em princípio, pensada para 26 de outubro, mas admitiu que a data poderá ser alterada, "se continuarem os recursos dilatórios" da lista opositora.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.