OE2014: Orçamento para o próximo ano é "horrível" - Mário Soares

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 out (Lusa) - O antigo Presidente da República Mário Soares considerou hoje que o Orçamento do Estado para 2014 é "horrível", acusando o Governo de maioria PSD/CDS-PP de querer acabar com o Estado Social e com a Constituição.

Questionado sobre a proposta de OE para 2014 que o executivo liderado por Pedro Passos Coelho apresentou na terça-feira, Mário Soares disse ainda não ter lido o documento, mas adiantou que o que ouviu é "horrível".

"Ainda não li o Orçamento, mas tanto quanto eu ouvi é horrível", afirmou, em declarações aos jornalistas no final de um almoço na Associação 25 de Abril, numa iniciativa promovida pelo blogue "ânimo",integrada nas comemorações do 40.º aniversário da "Revolução dos Cravos".

Confessando-se "cada vez mais" preocupado, o antigo chefe de Estado acusou o Governo de querer "acabar com o Estado Social" e "acabar com Constituição".

Contudo, acrescentou, "mudar a Constituição é impossível", pois são necessários os votos de dois terços dos deputados na Assembleia da República.

Interrogado sobre o que deveria fazer o líder do PS para lutar contra as medidas propostas pelo Governo, Mário Soares remeteu a questão para António José Seguro.

Durante o almoço, além de recordar episódios relacionados com o 25 de Abril, Mário Soares falou ainda brevemente sobre a situação de "grande crise" em que está Portugal, reiterando as críticas ao Governo.

"Este Governo não só está a destruir completamente Portugal, vendendo tudo ao desbarato, como está a não cumprir a Constituição", disse, insistindo na necessidade de defender a democracia.

"Não basta falar, é preciso agir", frisou.

No final do almoço, o antigo chefe de Estado foi ainda inquirido sobre o livro que o antigo primeiro-ministro José Sócrates vai lançar na próxima semana sobre a tortura em democracia.

Interrogado se será o "regresso" de José Sócrates, Mário Soares disse apenas que o antigo primeiro-ministro "é hoje uma pessoa diferente do que era, porque fez durante dois anos um trabalho imenso no plano da filosofia e da política e ganhou muito com isso".

VAM // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.