Autarca de Viana eleito líder da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças

| Política
Porto Canal / Agências

Redação, 16 out (Lusa) - O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, acaba de ser eleito presidente da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET), considerado o "maior lóbi" europeu do género, anunciou hoje fonte daquela entidade.

A eleição do autarca socialista aconteceu durante a assembleia-geral da RIET, realizada esta terça-feira em Ourense, na Galiza (Espanha), com José Maria Costa a suceder ao também português António Baptista, presidente da Câmara de Almeida.

Além, agora, da RIET, José Maria Costa lidera o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, entidade que defende os interesses das 34 maiores cidades do norte de Portugal e da Galiza.

A RIET foi criada há cerca de três anos, por entidades de cooperação ao nível autárquico, visando, sobretudo, "dar um contributo para a agenda da Cimeira Ibérica e para questões ligadas aos fundos comunitários" destinados à fronteira, recordou a mesma fonte.

Integra atualmente 25 sócios, com mais de uma dezena de associações empresariais dos dois lados da fronteira, várias autarquias e outras instituições públicas.

É por isso apelidada pelos seus dirigentes como o "maior lóbi de fronteira" da Europa e "promotor do desenvolvimento socioeconómico" através das reivindicações específicas para esta zona, apresentadas aos governos dos dois países.

A negociação dos fundos comunitários, na programação entre 2014 e 2020, é uma das prioridades da nova liderança da RIET, que ainda deverá preparar propostas de temas a abordar na Cimeira Ibérica a realizar no próximo ano.

A mobilidade territorial, rodoviária e ferroviária, harmonização de procedimentos físicas ou o fim do roaming telefónico transfronteiriço, de voz e dados, têm sido temas colocados na agenda pela RIET.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Parlamento aprova audição urgente do ministro das Finanças sobre IRS

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira a audição do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a propósito da polémica em torno da baixa do IRS.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".