Discotecas da Baixa do Porto pedem intervenção do novo presidente da Câmara

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 16 out (Lusa) -- Os responsáveis de seis discotecas da Baixa do Porto enviaram ao novo executivo camarário, um requerimento a pedir o fim do impedimento de funcionarem até às 06:00 e da obrigação de instalarem um limitador de potência sonora.

No documento, a que a Lusa teve hoje acesso, a Tendinha dos Clérigos, o Rádio Bar, o More Club, a Indiscreta, o Armazém do Chá e o Griffon's, todos "com pista de dança", consideram que as regras camarárias para disciplinar a movida noturna do Porto são "discriminatórias" e não resolveram problemas como "a insegurança, o ruído e a sujidade".

A carta foi enviada à Câmara do Porto na quinta-feira mas é já dirigido ao executivo camarário saído das "autárquicas de 29 de setembro", pelo que o problema que a autarquia tenta resolver há quase quatro anos vai agora transitar para o novo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, cuja tomada de posse está marcada para terça-feira.

Em novembro de 2011, Moreira defendeu, em declarações à Lusa, que a nova movida da cidade precisava de "regras de utilização" e de "domesticação" para evitar que "morra" e que incomode os moradores.

Rui Moreira, que era então presidente da Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto, alertou estar a falar a "título pessoal" e destacou a necessidade de controlar a "venda ilegal de bebidas na rua".

No requerimento que os responsáveis das seis discotecas dirigiram ao novo autarca, solicitam a revogação do regulamento municipal "na parte da proibição da prorrogação de horários dos estabelecimentos com espaços destinados a pista de dança devidamente licenciados".

Pedem também "que seja suspensa e revogada a obrigação de instalar um limitador de ruído, uma vez que os estabelecimentos já cumprem o Regulamento Geral", pelo que a medida é "discriminatória, desproporcional e desadequada", para além de constituir "uma despesa adicional e inútil".

Requerem, por isso, "que lhes seja permitido laborar até às 06:00" nos respetivos estabelecimentos".

Depois de uma primeira versão aprovada em março de 2011, o atual regulamento municipal, aprovado em janeiro, impõe que os estabelecimentos de diversão noturna da Baixa funcionem até às 02:00, com possibilidade de prorrogação do horário até às 04:00.

"Com a proibição, deixam de existir discotecas no centro do Porto, fazendo com que todos os consumidores dos mais de 150 bares, cafés e confeitarias, a quem é permitido estar aberto até às 04:00 fiquem na via pública a provocar barulho e distúrbios", alertam os subscritores do documento.

Para os responsáveis dos estabelecimentos, é por este motivo que os noctívagos "fazem as suas necessidades nas portas e ruas, prejudicando os moradores e demais utilizadores".

Ao mesmo tempo, é favorecido "o comércio ilegal, obrigando os consumidores a adquirir as suas bebidas a quem está nas ruas e não paga licenças".

As discotecas licenciadas estão "devidamente preparadas e capazes de poderem ter os seus consumidores até às 06:00, retirando-os das ruas e diminuindo os problemas no centro do Porto", defendem os representantes dos espaços de diversão noturna.

A Câmara do Porto revelou no dia 07, na sua página da Internet, que vai "monitorizar em tempo real" a movida da Baixa para detetar situações de emergência e minimizar eventuais impactos.

Desde março de 2011 que a autarquia tenta disciplinar o fenómeno criado após a ampla instalação de bares na Baixa da cidade, nomeadamente devido às reclamações de moradores e comerciantes sobre ruído, limpeza e dificuldades de circulação e estacionamento.

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).