Festival de filmes universitários regressa ao Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 16 out (Lusa) -- O Festival Internacional de Vídeo Universitário (U. Frame) regressa ao Porto, na sexta-feira e no sábado, em 6.ª edição, com a partilha de experiências e competição de filmes realizados por alunos universitários de diversos países.

"O grande objetivo do festival é mostrar filmes realizados no âmbito de cursos universitários, de forma profissional, a um público interessado e mostrar a diversidade de escolas existentes no mundo e o seu tipo de filmes. É muito interessante perceber os diferentes tipos de perfil e fazer essa distinção e comparação no mesmo espaço", explicou a coordenadora do festival, Joana Miranda, em declarações à agência Lusa.

Na Biblioteca Almeida Garrett, serão realizados workshops nas manhãs de sexta-feira e sábado, um de "crowdfunding" e outro de "web marketing" e, à tarde, serão reproduzidos os 39 filmes em competição -- 17 de ficção, três de cinema experimental, nove documentários e 10 de animação - realizados não só em Portugal como também na Malásia, Estados Unidos, Estónia e Israel.

Para além dos prémios existentes nas edições anteriores -- o grande prémio de mil euros, prémios de categoria de 500 euros e o prémio do público --, nesta edição vai ser atribuído pela primeira vez o "U. Frame Mundi", decidido pelos estudantes de Erasmus e de Mobilidade que frequentam o ensino na cidade do Porto.

"O 'U. Frame Mundi' pretende dar resposta ao crescente conjunto de estudantes estrangeiros, de Erasmus e Mobilidade, que estão na cidade. Achámos interessante, por uma questão de integração e porque muitos deles são de escolas que têm os filmes a concurso, motivá-los e celebrar o espírito de diversidade e a sua presença no Porto", acrescentou Joana Miranda.

Este festival, promovido pela Universidade do Porto em associação com a Universidade da Coruña, Espanha, de Texas, Austin e a Metodista de S. Paulo, no Brasil, recebeu filmes de 22 países, de 52 escolas participantes, selecionando entre 103 candidaturas, 39 filmes para a competição.

O U. Frame "convida os estudantes a virem ao festival e a premiarem o filme que acham que representa mais o espírito de interculturalidade e de relação entre países", e a participarem de forma gratuita nas sessões e no workshop de "Crowdfunding" e, a um custo de 10 euros, no de "Web Marketing".

MZB/DP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Vai nascer laboratório de investigação no antigo Raf Park em Matosinhos

A Câmara de Matosinhos quer construir um laboratório de investigação ambiental e agrícola, no local onde estava situado o antigo Raf Park, em Santa Cruz do Bispo.

Homem de 70 anos morre em despiste de trator agrícola em Viseu

Um idoso com cerca de 70 anos morreu esta terça-feira na sequência do despiste de um trator agrícola em Pindo, no concelho de Penalva do Castelo, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões.

Primeiro comboio a hidrogénio em Portugal conclui fase de testes com sucesso

O novo comboio a hidrogénio H2 concluiu com sucesso os testes em Portugal, tornando-se no primeiro comboio a hidrogénio a circular em território Nacional, avança a Infraestruturas de Portugal (IP) através das redes sociais.