Eleições para Câmara de Fafe vão voltar ao Tribunal Constitucional

| Política
Porto Canal / Agências
Fafe, 16 out (Lusa) -- As eleições para a Câmara de Fafe vão voltar ao Tribunal Constitucional, por a lista de Independentes considerar existirem dúvidas em relação a uma série de votos que "podem alterar o vencedor". "Há uma série de votos que nos suscitam sérias dúvidas e dos quais vamos reclamar para o Tribunal Constitucional. Face à curta diferença que nos separa do PS, esses votos podem alterar o vencedor das eleições", disse hoje à agência Lusa o mandatário da lista "Independentes por Fafe", Parcídio Summavielle. Na assembleia de apuramento geral, o PS foi dado como vencedor da Câmara, com 20 votos de vantagem em relação aos "Independentes por Fafe", mas estes recorreram para o Tribunal Constitucional (TC), face às irregularidades que dizem ter detetado. O TC ordenou a recontagem dos votos em 12 secções, um processo que decorreu desde o início da manhã de terça-feira até cerca das 02:30 de hoje. Face ao adiantado da hora, o processo foi suspenso, estando o recomeço marcado para as 09:30, para apuramento geral e elaboração da respetiva ata. "Pelos nossos números, que, para já, são apenas oficiosos, a diferença em relação ao PS terá baixado de 20 para 17 votos", referiu Parcídio Summavielle. Os Independentes por Fafe vão protestar 15 votos junto do Tribunal Constitucional, que foram anulados ou validados a favor do PS. Além disso, vão ainda reclamar pela alegada inexistência de "uns 50 a 60" boletins de votos nulos. VCP // JCS Lusa/fim

+ notícias: Política

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".