Tufão "Wipha" provoca estragos no Japão

| Mundo
Porto Canal / Agências
Tóquio, 16 out (Lusa) -- O tufão "Wipha", considerado o mais forte a atingir o Japão nos últimos 10 anos, provocou problemas em estradas e comboios, bem como atrasos no serviço de metropolitano de Tóquio devido às fortes chuvas e ventos. Segundo a agência meteorológica do Japão, os ventos do tufão atingiram os 126 quilómetros por hora no centro da tempestade e provocaram chuvas até 400 milímetros em diversas zonas do país. As autoridades japonesas decretaram terça-feira um alerta vermelho na maioria das províncias japonesas e apelaram à população para se manter vigilante face aos fortes ventos e à possibilidade de inundações. Depois de passar na capital nipónica às primeiras horas da manhã, a tempestade dirige-se agora a 65 quilómetros por hora para a região nordeste do país, esperando-se que diminua a sua intensidade para tempestade tropical durante a tarde (hora local) ao chegar ao oceano Pacífico a este da região de Tohoku. Várias linhas férreas de alta velocidade foram interrompidas e em Tóquio o metropolitano reduziu os serviços desde o início da manhã. Na central nuclear de Fukushima, afetada pelo sismo e tsunami de 11 de março de 2011, foi colocado em marcha um plano de prevenção que incluiu a cobertura de maquinaria e ferramentas utilizadas na descontaminação da água utilizada para arrefecer os reatores da central. Além disso, o operador da central reforçou a cobertura dos edifícios dos reatores de forma a evitar a acumulação de água no seu interior. JCS // JCS Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.