Portugal cai para o 46º na lista de competitividade da Escola suiça IMD

| Economia
Porto Canal / Agências

Genebra, 31 mai (Lusa) - Portugal caiu cinco lugares, para a 46ª posição em 2013, na lista de competitividade de 60 países que a Escola de Gestão suiça IMD publica anualmente, foi hoje anunciado.

A queda das cinco posições de Portugal, bem como de Espanha, que também caiu do 39ª lugar em 2012 para o 45º em 2013 - é "consequência de programas de austeridade e da escassa diversificação da indústria", refere a IMD.

Segundo a lista da IMD, "a maior parte da Europa está afetada pelos programas de austeridade que estão a atrasar a recuperação e pondo em dúvida a temporalidade das medidas propostas", refere num comunicado o diretor do Centro Mundial de Competitividade da IMD, Stephane Garelli.

As exceções do continente europeu são a Suíça (na 2ª posição), a Suécia (4ª) e Alemanha (9ª), países cujo êxito reside em indústrias orientadas para a exportação, economias diversificadas, nas PME e na disciplina fiscal, segundo Garelli.

A classificação da IMD outorgou este ano o primeiro posto aos Estados Unidos, que em 2012 tinham ficado no segundo lugar, "graças à recuperação do setor financeiro, a abundante inovação de tecnologia e às empresas com sucesso".

"Enquanto a zona euro permanece estagnada, a potente recuperação dos Estados Unidos nas classificações de competitividade faz reviver o debate sobre a austeridade", refere Garelli.

Na América Latina, o comunicado destaca o México que subiu cinco posições para a 32ª posição devido "a um pequeno renascimento da competitividade, que deverá ser confirmado com o tempo e pela continua adoção de reformas estruturais".

Em contrapartida os últimos lugares da lista foram destinados à Argentina (59ª) e à Venezuela (60ª).

Na Ásia, destacam-se da lista da IMD a China, na posição 21ª, e o Japão, na 24ª, que subiram das posições 23ª e 27ª em 2012, respetivamente.

Dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a China foi o único país a situar-se acima do meio da tabela de 60 países, tendo a Rússia subido seis posições face a 2012 para a 42ª posição em 2013.

As piores evoluções face a 2012 foram as da Índia, que caiu cinco posições para a 40ª, do Brasil, que também caiu cinco posições para o 51º lugar, e da África do Sul, que perdeu três lugares e ficou no 53º lugar da lista IMD.

A escola de gestão suíça fez este ano a 25ª edição da lista de competitividade, que apareceu pela primeira vez em 1989 com a classificação das economias mais avançadas.

A IMD também destacou os países que registam os piores desempenhos e que desceram desde os finais da década de noventa cinco ou mais posições.

Em relação a estes últimos, a Europa inclui mais de metade dos países "perdedores" desde 1997, que são designadamente Portugal e Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda e Reino Unido.

A América Latina também registou uma evolução "dececionante", segundo a IMD, já que inclui quatro dos Estados "perdedores", nomeadamente Chile, Brasil, Argentina e Venezuela.

Outros dos países que caíram cinco ou mais posições são o Japão, a Nova Zelândia, Filipinas e áfrica do Sul.

MC // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.