Verdes rejeitam acordo com Merkel para coligação na Alemanha

| Mundo
Porto Canal / Agências
Berlim, 16 out (Lusa) -- Os Verdes alemães rejeitaram na terça-feira a hipótese de iniciarem negociações formais com a chanceler Angela Merkel para a formação de um governo estável, no fim de uma segundo ronda negocial entre as partes. A reunião entre a delegação da União Democrata-Cristã (CDU, na sigla em Alemão) e da congénere bávara, a União Social-Cristã (CSU), por um lado, com a dos Verdes, por outro, concluiu sem a necessária aproximação de posições, adiantaram fontes deste partido. Este encontro sucedeu à sessão que a CDU/CSU manteve com os social-democratas do SPD na segunda-feira que, apesar de terminarem sem resultados concretos, vai ter continuidade, provavelmente na quinta-feira. Merkel procura um parceiro para formar um governo de coligação, apesar de ter ganho as eleições legislativas, com 41,5% de votos, por o partido com que formava maioria no anterior executivo, o Liberal (FDP), ter ficado excluído do parlamento ao não alcançar um mínimo de 5% dos votos. A possibilidade de uma reedição de uma grande coligação com o SPD, como a que liderou Merkel no seu primeiro mandato (2005/2009), é considerada a mais plausível para a nova legislatura. RN // HB Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sanchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.