OE2014: CP acumula mais de metade da dívida das empresas que não contam para o défice

| Economia
Porto Canal / Agências
Lisboa, 15 out (Lusa) -- A dívida das empresas públicas não reclassificadas, que não contam para o défice e a dívida, atingiu 6.671 milhões de euros a 30 de junho sem a Parpública, com a CP a representar mais de metade deste montante. "O total de dívida do conjunto das EPNR [Empresas Públicas Não Reclassificadas], excluindo o Grupo Parpública, ascendia a 6.671 milhões de euros, em 30 de junho de 2013. De entre estas empresas destaca-se a dívida da CP -- Comboios de Portugal, que representava cerca de 56% do total", lê-se na proposta do Orçamento do Estado para 2014. A dívida da empresa ferroviária nacional fixou-se em 3.726 milhões de euros no final do primeiro semestre, seguida da dívida da Carris (759 milhões de euros) e da EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva (700 milhões de euros). Quanto ao grupo Parpública, que gere participações do Estado em empresas, a sua dívida ascendia a 9.650 milhões de euros. Destes, 5.391 milhões de euros eram da própria Parpública, 3.099 milhões de euros da Águas de Portugal e 1.035 milhões de euros da TAP. IM// ATR Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.