CGTP cancela marcha na ponte 25 de Abril e marca concentração para Alcântara

CGTP cancela marcha na ponte 25 de Abril e marca concentração para Alcântara
| País
Porto Canal

A CGTP-In cancelou hoje a marcha marcada para sábado na Ponte 25 de Abril, em Lisboa, e marcou em alternativa uma concentração em Alcântara, informou hoje a central sindical.

Apesar de a marcha ter sido cancelada, os autocarros que transportam pessoas das regiões sul e centro do país, segundo disse fonte sindical à Lusa, vão atravessar a Ponte 25 de Abril em direção a Alcântara e juntam-se aos manifestantes de Lisboa na jornada nacional de luta que a CGTP marcou para a capital e Porto.

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, justificou hoje a proibição da marcha na Ponte 25 de Abril com "critérios de segurança e de legalidade", avançando que estas questões "não foram contestadas".

"Nenhuma destas questões (segurança e legalidade) foi até agora contestada, nem pelos promotores", disse Miguel Macedo aos deputados da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

O ministro recordou que há pareceres desfavoráveis das entidades que legalmente têm a responsabilidade de garantir a segurança na Ponte 25 de Abril.

Na segunda-feira, a CGTP tinha garantido que ia manter a marcha e assegurou que criaria todas as condições de segurança necessárias.

Após uma reunião dos membros da comissão executiva da central sindical, realizada hoje, os planos foram alterados e a marcha já não se vai realizar.

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.