Ministro do Ambiente anuncia 9 ME para combater cheias em sete municípios do Norte

Ministro do Ambiente anuncia 9 ME para combater cheias em sete municípios do Norte
| Política
Porto Canal com Lusa

O ministro português da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, transmitiu ao escritor Raduan Nassar as suas "mais vivas felicitações pela justíssima atribuição do Prémio Camões à sua pessoa e à sua obra", segundo um comunicado enviado à agência Lusa.

A justificar a sua consideração, o ministro adiantou que, "com efeito, 'Lavoura Arcaica', bem como as obras subsequentes de Raduan Nassar, vieram abrir novas perspetivas à escrita em português e consequentemente à nossa língua".

Por junto, para Castro Mendes, esta "é uma consagração merecida para uma obra da maior importância".

O escritor brasileiro Raduan Nassar, 80 anos, é o vencedor do Prémio Camões 2016, anunciado hoje, em Lisboa, pelo secretário de Estado da Cultura do Governo português, Miguel Honrado.

O júri desta 28.ª edição do Prémio Camões foi constituído pela professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Paula Mourão, pelo escritor português Pedro Mexia, pela escritora e professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Flora Sussekind, pelo escritor e professor da Universidade Federal de Minas Gerais Sérgio Alcides do Amaral, pelo reitor da Universidade Politécnica de Maputo, Lourenço do Rosário, e pela professora da Faculdade de Letras de Lisboa e da Universidade de Macau Inocência Mata, natural de S. Tomé e Príncipe.

O júri, que atribuiu o prémio por unanimidade, disse que o autor, "através da ficção, revela, no universo da sua obra, a complexidade das relações humanas em planos dificilmente acessíveis a outros modos do discurso". "Muitas vezes essa revelação é agreste e incómoda, e não é raro que aborde temas considerados tabu", lê-se na ata do júri.

A editora Cotovia, que publicou o autor, em Portugal, considera-o "um dos maiores escritores das letras brasileiras, originalíssimo autor de uma obra muito reduzida e depurada".

Nassar estreou-se em 1975, com "Lavoura arcaica", que foi adaptada ao cinema, assim como a novela que se seguiu. "Um Copo de Cólera", de 1978. A Cotovia publicou em Portugal a coletânea de contos "Menina a caminho", de 1997.

O secretário de Estado Miguel Honrado, que anunciou o vencedor, disse que o premiado reagiu "com surpresa" à distinção, e que a acolheu com o "maior agrado e com orgulho".

Raduan Nassar nasceu em Pindorama, Estado de São Paulo, em 1935, descende de uma família libanesa, estudou Direito e Letras na Universidade de São Paulo, onde concluiu a sua formação académica em Filosofia.

O Prémio Camões, no valor de 100 mil euros, foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988, e atribuído pela primeira vez em 1989, ao escritor Miguel Torga (1907-1995). No ano passado, foi distinguida a escritora portuguesa Hélia Correia.

RN (ER) // MAG

Lusa/fim

Esposende, Braga, 30 mai (Lusa) -- O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, anunciou hoje investimentos de 9 milhões de euros para combate às cheias e inundações em 7 municípios do Norte do país, cabendo a Esposende metade daquele "bolo" financeiro.

Os investimentos terão lugar nas zonas definidas como "inundáveis" dos municípios de Esposende, Ponte de Lima, Ponte da Barca, Chaves, Peso da Régua, Vila Nova de Gaia e Porto.

"As cheias não vão desaparecer das notícias, mas as imagens serão menos espetaculares", sublinhou Matos Fernandes, que falava em Esposende.

Para Esposende, está prevista a construção de um canal que conduzirá os caudais excessivos para o rio Cávado (a sul) e para o mar (a norte), num investimento de 4,5 milhões de euros.

No Porto, com um investimento de 2,5 milhões de euros, a intervenção incidirá na reabilitação e desentubamento da ribeira de Aldoar.

Matos Fernandes manifestou-se convicto de que, nestes dois casos, o problema das cheias e inundações irá ficar resolvido.

A reabilitação do rio Horto (Gaia), a criação de uma zona de amortecimento de caudais utilizando as lagoas naturais (Chaves) e a reabilitação da ribeira da Meia Légua (Régua) são outras intervenções previstas.

No distrito de Viana do Castelo, haverá intervenções em Ponte da Barca, com a limpeza e consolidação das margens dos rios Lima e Vade, e em Ponte de Lima, neste caso centradas nas freguesias de Arcozelo, Correlhã e Fontão.

"Todas as intervenções têm uma característica muito forte de recuperação de ecossistemas, com muito pouco betão. São cada vez menos obras duras e de engenharia", frisou o ministro.

Admitiu que dentro de um ano algumas das intervenções já estarão prontas.

"Não vamos resolver o problema das cheias, mas vamos certamente ficar melhor", reiterou.

Além das intervenções no terreno, o investimento abrange também o reforço do sistema de monitorização, para evitar a repetição de cheias.

+ notícias: Política

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".