Tribunal decide pela reintegração de 16 funcionários públicos na Mobilidade Especial

Tribunal decide pela reintegração de 16 funcionários públicos na Mobilidade Especial
| País
Porto Canal com Lusa

O tribunal administrativo de Lisboa decidiu a favor de 16 funcionários públicos que contestaram há quase dez anos a sua colocação em inatividade, na mobilidade especial, o que levará à sua reintegração e ao pagamento das respetivas perdas salariais.

O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap), José Abraão, disse hoje à agência Lusa que a decisão do tribunal "demonstrou a injustiça e a irresponsabilidade que foram cometidas ao abrigo da lei da mobilidade especial, que colocou milhares de trabalhadores em casa com redução de salário, prejudicando os funcionários e os serviços públicos".

Em resposta a ações instauradas pelo Sintap em defesa de associados seus, o Tribunal Administrativo de Lisboa julgou procedente a ação relativa a 16 funcionários públicos do Ministério da Agricultura, "por procedência do vício de falta de fundamentação".

A decisão do tribunal, a que agência Lusa teve acesso, anula o despacho do Diretor Regional da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Pescas, publicado a 25 de julho de 2007, que colocou em inatividade os trabalhadores considerados excedentários, auferindo 60% do salário.

"Agora estes trabalhadores têm direito a ser reintegrados nos respetivos serviços e a receber a diferença salarial, independentemente de alguns deles já poderem estar aposentados", disse José Abraão.

Os trabalhadores abrangidos pela decisão eram auxiliares de manutenção, tratadores de animais, auxiliares agrícolas, assistentes administrativos e técnicos.

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.