Fim de semana com chuva, mais intensa no sábado

Fim de semana com chuva, mais intensa no sábado
| País
Porto Canal com Lusa

O fim de semana vai ser marcado pela ocorrência de chuva, sendo mais intensa no sábado, no território do continente, adiantou à agência Lusa Cristina Simões, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"Estamos sobre a influência de uma depressão situada a oeste do continente e que vai afetar o tempo nos próximos dias. Assim, teremos a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, em especial no sábado", disse a especialista.

De acordo com Cristina Simões, para hoje já está prevista alguma precipitação, mas no sábado será mais intensa.

"Por causa da precipitação, foi emitido um 'Aviso Amarelo' para sábado nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro. No que diz respeito ao vento, vai ficando do quadrante sul, fraco a moderado", explicou.

Cristina Simões adiantou que no domingo ainda deverá ocorrer precipitação, mas "não tão persistente como no sábado".

"Quanto às temperaturas, tendem a descer até amanhã [sábado] e depois mantêm-se mais ou menos na mesma ordem de grandeza, ou seja, com as máximas a rondar os 20 graus Celsius e as mínimas 14/15", indicou.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado, tornando-se geralmente muito nublado a partir da manhã, com aguaceiros, mais frequentes no litoral das regiões norte e centro, sendo fracos na região sul.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante sul, soprando moderado no litoral oeste a partir da tarde e moderado a forte nas terras altas, possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura mínima no litoral das regiões norte e centro.

Para a Madeira, prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, vento fraco a moderado de sudoeste, soprando moderado a forte nas terras altas, rodando para oeste a partir do meio da tarde e pequena subida da temperatura mínima.

No grupo ocidental (Flores e Corvo) prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas, aumentando de nebulosidade a partir do final do dia, aguaceiros fracos na madrugada e vento norte moderado, tornando-se bonançoso e rodando gradualmente para sudoeste.

Para o grupo central (Graciosa, Terceira, São Jorge, Pico e Faial) está previsto períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros em geral fracos em especial na madrugada e manhã e vento norte moderado, rodando para noroeste e tornando-se fraco a bonançoso.

O instituto prevê para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros geralmente fracos e vento noroeste bonançoso a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 15 e 21 graus Celsius, no Porto entre 13 e 20, em Vila Real entre 09 e 20, em Viseu entre 08 e 18, em Bragança entre 08 e 20, na Guarda entre 07 e 15, em Coimbra entre 11 e 21, em Castelo Branco entre 10 e 20, em Santarém entre 12 e 22, em Évora entre 10 e 22, em Beja entre 10 e 23, em Faro entre 14 e 21, no Funchal entre 18 e 21, em Ponta Delgada entre 13 e 18, na Horta entre 12 e 17 e em Santa Cruz das Flores entre 13 e 17.

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.