Governo dos Açores em contacto com primeiro-ministro sobre greve dos estivadores

| Política
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 25 mai (Lusa) -- O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, falou na terça-feira com o primeiro-ministro, António Costa, sobre os efeitos da greve dos estivadores no arquipélago, sobretudo quanto ao escoamento de produtos e ao abastecimento à região.

Segundo informação do gabinete da presidência do executivo regional hoje divulgada, Vasco Cordeiro esteve em contacto com António Costa, a quem transmitiu os efeitos negativos que a greve tem provocado nos Açores.

"A situação da greve neste setor não é apenas um assunto de eventuais divergências entre trabalhadores e entidades patronais. Neste caso, é uma greve que perturba o funcionamento da economia de uma região e é imperativo ter isso em atenção", alertou Vasco Cordeiro.

No contacto com o primeiro-ministro, o chefe do executivo açoriano sublinhou que o abastecimento de produtos frescos, a agricultura e as áreas que dependem de produtos vindos do exterior são os setores que mais sofrem com as perturbações da greve.

No caso da agricultura, atualmente é o período das sementeiras de milho, existindo, por outro lado, gado que precisa de ser enviado para fora da região, quer vivo, quer em carcaça.

"É um facto, que hoje temos o dobro de serviços mínimos que tivemos há dois anos. Esse aspeto, fruto também do trabalho do Governo dos Açores, permite maior escoamento de mercadorias, mas não impede que se verifiquem perturbações que nós trabalhamos para minimizar", referiu Vasco Cordeiro.

Na terça-feira, o presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira, José António Azevedo, disse à agência Lusa que "tem havido falta de contentores para fazer o escoamento dos animais, porque no Porto de Lisboa, devido à greve dos estivadores, não os desbloqueiam".

Além disso, mesmo no caso dos contentores que vão para aquele porto carregados, "é retardada a sua saída".

"Há 400 cabeças de animais vivos com destino para a Madeira que deveriam fazer transbordo no Porto de Lisboa, que estão nas pastagens", exemplificou José António Azevedo, acrescentando que "ter os animais na exploração acarreta mais custos na alimentação", além de poder "originar a quebra de compromissos comerciais".

No passado dia 28 de abril, o Sindicato dos Estivadores emitiu um novo pré-aviso de greve para o Porto de Lisboa, com incidência nos portos de Setúbal e da Figueira da Foz, que prolongou a paralisação até ao dia 27 de maio, entretanto estendida até 16 de junho.

No mesmo dia, o Governo fixou serviços mínimos para os portos de Portugal, tendo o executivo açoriano manifestado satisfação.

Segundo o Governo Regional, os serviços mínimos "preveem que os trabalhadores que adiram à greve assegurem a movimentação da carga de dois navios, de cinco em cinco dias, destinados aos Açores e ainda a movimentação de cargas destinadas à região que constituam produtos de abastecimento de géneros alimentícios, produtos deterioráveis e peças sobressalentes para equipamentos de primeira necessidade".

SR // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.