Acordo sobre a Grécia reforça confiança na construção de projeto europeu - Centeno

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 25 mai (Lusa) - O ministro das Finanças, Mário Centeno, destacou hoje, em Bruxelas, que o acordo alcançado hoje sobre o resgate financeiro da Grécia "reforça a confiança na capacidade de construção do projeto europeu".

"O acordo atingido reforça a confiança na capacidade da construção daquilo que é o projeto europeu, da União Económica e Monetária", afirmou o governante, após a reunião do Eurogrupo, de 11 horas, que deu luz verde para o final da primeira revisão do terceiro resgate a Atenas.

"O acordo reforça também a necessidade de todos trabalharmos juntos no Eurogrupo e em conjugação com as instituições, com a Comissão Europeia e o FMI (Fundo Monetário Internacional)", disse aos jornalistas portugueses.

Os ministros da zona euro aprovaram hoje a disponibilização de 10,3 mil milhões de euros à Grécia, enquanto o FMI admitiu participar no programa de resgate desde que a "análise à reestruturação da dívida mostre que a mesma se torne sustentável".

A primeira a tranche de 7,5 mil milhões de euros deverá chegar à Grécia em junho, enquanto outros 2,8 mil milhões deverão ser entregues após o verão caso os gregos cumpram os compromissos assumidos.

Em causa está a necessidade de implementar medidas a nível, designadamente, das pensões e privatizações, assim como nos setores bancário e energético.

O dinheiro libertado deverá servir ser usado para pagar contas pendentes e serviço da dívida, já que a Grécia tem retornos significativos a fazer ao Banco Central Europeu (BCE) e do FMI.

Nos próximos dias, o Grupo de Trabalho do Euro ainda irá verificar a implementação de algumas ações prévias requeridas ao governo de Alexis Tsipras.

Na conferência de imprensa após a reunião, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem indicou que um eventual alívio da dívida grega será avaliado no final do programa de resgate, a meio de 2018.

Também o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, saudou o "acordo decisivo alcançado hoje", comentando que se tratou de "um virar de página nesta longa história", possível graças ao empenho de todos.

PL/ACC // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.