Carris, CP e Metro tem maiores cortes de indemnizações compensatórias

| Economia
Porto Canal / Agências
Lisboa, 15 out (Lusa) - A Carris, CP e Metropolitano de Lisboa são as empresas públicas que sofrem maiores cortes nas indemnizações compensatórias no próximo ano, segundo o relatório preliminar do Orçamento do Estado para 2014 a que a Lusa teve acesso. De acordo com o relatório, a dotação orçamental para indemnizações compensatórias a atribuir em 2014, no conjunto das Empresas Públicas Não Reclassificadas (EPNR), onde estão empresas como a STCP, Lusa ou TAP, é de 73 milhões de euros, o que representa uma poupança "na ordem dos 33 milhões de euros comparativamente com 2013". Para esta poupança, refere o relatório preliminar, "contribuem significativamente as reduções nas indemnizações compensatórias a atribuir à CP - Comboios de Portugal (em 17 milhões de euros) e à Carris (em 14 milhões de euros). Segundo o documento, está previsto que a CP receba 21 milhões de euros no próximo ano (contra 38 milhões este ano) e a Carris será dotada de oito milhões de euros (22 milhões em 2013). No conjunto das Empresas Públicas Reclassificadas (EPR), cuja dotação global é de 120 milhões de euros, menos 75 milhões face a este ano, o Estado não irá dar idemnização compensatória à RTP, como estava previsto, o Metro de Lisboa irá sofrer o maior corte, menos 16 milhões de euros em relação a este ano, recebendo 32 milhões de euros. ALU// ATR Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alteraçõoes nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.