Retomado na Galiza resgate ao corpo do praticante português de 'canyoning'

| Norte
Porto Canal com Lusa

As autoridades espanholas iniciaram hoje, cerca das 09:00 locais (menos uma em Lisboa) as operações de resgate ao corpo do português desaparecido desde sábado, quando praticava 'canyoning' na zona de Ourense, na Galiza, disse fonte da Guardia Civil.

Em declarações à agência Lusa, fonte da Guardia Civil de Ourense adiantou que "a água que cai sobre a fenda onde o corpo do português se encontra encaixado é o principal problema com que se debatem os seis elementos da equipa de montanha daquela força policial envolvidos na operação".

Os trabalhos de resgate do corpo decorrem desde segunda-feira em Corga de Frecha, em pleno Parque Natural da Peneda Xures, uma zona de "muito difícil acesso".

De acordo com a fonte da Guardia Civil espanhola "o mau tempo que se faz sentir hoje está a dificultar ainda mais as operações, uma vez que a rocha onde os elementos da equipa de montanha estão a trabalhar está molhada e escorregadia, constituindo um risco acrescido".

O acidente ocorreu no sábado, às 21:00, quando o português de 38 anos e mais três pessoas praticavam ?canyoning'.

Na altura, fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, disse que o homem "caiu numa fenda de difícil acesso", em Corga de Frecha,no município de Lobios, quando praticava ?canyoning' com mais três pessoas, dois homens de 29 e 51 anos e uma mulher de 30, entretanto resgatados e que se encontram bem".

O corpo foi localizado na segunda-feira, na mesma zona, mas o dispositivo de busca não conseguiu ainda aceder a ele, devido ao forte declive e à força das águas.

Também fonte do Centro de Comando e Controlo Operacional da GNR contactada pela Lusa disse que "o alerta às autoridades foi dado pelos outros três praticantes, através do 112".

Canyoning, ou canionismo, é um desporto que consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo os obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos.

Este desporto "nasceu" no final da década de 1970 na Europa, mais precisamente em França e em Espanha, e em Portugal está a crescer rapidamente, uma vez que o país tem diversos rios que proporcionam esta prática desportiva.

+ notícias: Norte

Encontrado corpo de pescador desaparecido no rio Douro em Bragança

O cadáver de um pescador de 54 anos foi recuperado esta terça-feira ao início da noite, pois ter sido dado como desaparecido nas margens do Douro Internacional, em Mazouco, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, disse à Lusa fonte da GNR.

Homem de 68 anos atropelado por um trator em Mirandela

Um homem de 68 anos foi atropelado por um trator, na manhã desta quarta-feira, na freguesia de Alvites no concelho de Mirandela, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Trás-os-Montes.

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).