Funcionário do SIS detido por transmitir informações a troco de dinheiro a secreta estrangeira

Funcionário do SIS detido por transmitir informações a troco de dinheiro a secreta estrangeira
| País
Porto Canal

A detenção de um funcionário do Serviço de Informações de Segurança (SIS) relaciona-se com transmissão de informações, a troco de dinheiro, a um cidadão estrangeiro de um serviço estrangeiro de informações, informou hoje a Procuradoria-Geral da República.

Em comunicado, a PGR adianta que foram efetuadas buscas domiciliárias em Portugal e precisa que as detenções ocorreram durante o fim de semana, em Roma, Itália.

Depois de a PJ ter divulgado estarem em causa os crimes de corrupção, violação de segredo de Estado e espionagem, a PGR acrescenta haver também suspeitas do crime de branqueamento de capitais.

Durante a investigação, foram emitidos dois mandados de detenção europeus (MDE) e uma carta rogatória, com pedido de cumprimento antecipado de diligências de recolha de prova.

As detenções resultaram de uma estreita cooperação entre as autoridades portuguesas e italianas, sendo igualmente de salientar a intervenção da Eurojust. Os suspeitos foram apresentados às autoridades judiciárias italianas competentes, encontrando-se a aguardar extradição em prisão preventiva.

Fonte ligada ao processo adiantou à Lusa que, em causa, está a venda de informações a um cidadão russo ligado aos serviços de informações do seu país e que o oficial de informações do SIS é um dos funcionários mais antigos do serviço.

O SIS foi criado em 1985.

Nestas investigações, o Ministério Público é coadjuvado pela Unidade Nacional de Combate ao Terrorismo da Polícia Judiciária, que deslocou investigadores a Itália para coadjuvar o cumprimento da carta rogatória expedida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".