França responsabiliza Bial por morte de voluntário em ensaio clínico

França responsabiliza Bial por morte de voluntário em ensaio clínico
| País
Porto Canal (VYP)

A Ministra da Saúde francesa, Marisol Touraine, acusa a farmaceutica portuguesa Bial e a empresa Boitrial de responsabilidades na morte de Guillaume Molinet, voluntário de 49 anos, na sequência de um ensaio clínico no qual foi testada uma molécula que atua sobre o sistema nervoso.

Depois da morte do voluntário, a Inspeção-Geral dos Assuntos Sociais, do Ministério da Saúde de França, este a investigar o caso.

Esta segunda-feira, Marisol Touraine afirmou, em conferência de imprensa, que “os inspetores acreditam que a responsabilidade do laboratório Bial e da Biotral está envolvida a vários títulos”, depois de concluído o inquérito, avança a Lusa.

O JN diz ainda que, de acordo com um relatório, da Agência do Medicamento francesa divulgado pelo jornal Liberation, a Bial, farmaceutica promotora do ensaio clínico, e a Biotrial, empresa que conduziu o ensaio, são acusadas de “responsabilidade parcial”.

A Agência Nacional de Segurança do medicamento tinha validado o ensaio clínico. Além de Guillaume Molinete, outros cinco voluntários foram hospitalizados na sequência do teste ao medicamento. Desses cinco voluntários, alguns apresentam, atualmente, sequelas neurológicas advindas do ensaio clínico da Bial e da Biotrial.

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".