Eleições em Caíde de Rei, Lousada, são repetidas no domingo

| Política
Porto Canal / Agências
Lousada, 15 out (Lusa) - As eleições para a freguesia de Caíde de Rei, em Lousada, onde se verificou um empate, vão ser repetidas no domingo, decisão tomada depois de o Tribunal Constitucional não ter admitido um recurso do PSD. A informação foi hoje confirmada à Lusa pelo presidente do município, o socialista Pedro Machado, e pelo primeiro vereador social-democrata, Leonel Vieira. O dirigente do PSD explicou que o Tribunal Constitucional (TC) manteve a primeira decisão de não admitir o recurso da coligação PSD/CDS, por aquele ter chegado fora de hora. Os sociais-democratas tinham pedido a aclaração da primeira decisão, alegando que tinha sido mandada uma mensagem de correio eletrónico para o TC, com o recurso, poucas horas depois da publicação da ata da assembleia de apuramento geral. Nas eleições realizadas no dia 29 de setembro, registou-se um empate entre as listas do PSD/CDS e do PS, com 712 votos. A assembleia de apuramento geral validou o resultado, apesar de o PSD insistir que foi indevidamente considerado nulo um voto no PSD. O presidente da câmara, que reside em Caíde de Rei, disse hoje à Lusa que o PS tem todas as condições para conseguir ganhar o ato eleitoral do domingo numa freguesia governada há vários mandatos pelo PSD, destacando as qualidades do cabeça-de-lista socialista, o empresário Adão Moreira. Para Pedro Machado, o facto de o PS ter sido o mais votado nas eleições para a câmara e para a assembleia municipal "abre boas perspetivas de um bom resultado". Por seu turno, Leonel Vieira disse à Lusa que "a coligação trabalhará empenhadamente" para manter aquela freguesia. O dirigente disse acreditar que "a maioria da população quer repor a justiça", porque, defendeu, "a coligação ganhou as eleições no dia 29, com mais um voto". O cabeça-de-lista do PSD/CDS será Antero Teixeira, atual membro da assembleia de freguesia. Na freguesia de Caíde de Rei estão inscritos 2.334 eleitores. APM // JGJ Lusa/fim

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.