Colégios estão a matricular alunos ao abrigo de contratos de associação depois de cortes do Estado

Colégios estão a matricular alunos ao abrigo de contratos de associação depois de cortes do Estado
| Política
Porto Canal (VYP)

Os colégios privados estão a matricular, para o próximo ano letivo, os alunos em início de ciclo que estavam ao abrigo dos contratos de associação. Ao todo são 9425 matrículas de alunos das 337 turmas que sofreram o corte dos apoios do Ministério da Educação para o 5º, 7º e 10º ano, depois da revisão dos contratos de associação.

De acordo com o DN, os colégios privados estão a matricular os alunos que sofreram cortes dos apoios do Estado.A decisão terá sido tomada no passado domingo depois de uma reunião plenária, que teve lugar no Colégio da Imaculada Conceição em Coimbra. Em declarações ao mesmo jornal, Rodrigo Queiróz de Melo, diretor executivo da Associação de Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), garantiu que ficou decidida uma manifestação dos colégios para o próximo domingo, dia 29 de maio, em Lisboa.

“Vamos seguir a lei. E a lei é muito simples: o estatuto de ensino particular e cooperativo diz que colégios têm de aceitar todos os alunos até ao limite da lotação” esclarece Rodrigo Queiróz de Melo. O diretor executivo da AEEP indica ainda que a matrícula dos alunos com cortes não terão implicações negativas para esses mesmos alunos, uma vez que, como se encontram em idade de escolaridade obrigatória, o que poderá conhecer é o Ministério da Educação ter de encontrar uma solução, uma nova escola.

A AEEP informa o DN que várias instituições vão, no decorrer desta semana, dar entrada de ações no tribunal. Rodrigo Queiróz de Melo acredita que os tribunais vão dar razão aos colégios privados.

Na passada sexta-feira, o Ministério da Educação abriu concurso para 273 turmas, de início de ciclo, e deixou de fora 40 dos 78 colégios com contratos de associação.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.