Durão Barroso saúda aprovação formal do supervisor único e pede mais progressos

| Política
Porto Canal / Agências
Bruxelas, 15 out (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia saudou hoje a aprovação formal pelo Conselho do mecanismo único de supervisão bancária, mas salientou que agora é urgente concretizar o outro grande pilar da união bancária, o mecanismo de resolução de bancos. Pouco depois de os ministros das Finanças da União Europeia, reunidos no Luxemburgo, terem adotado definitivamente a legislação que cria o mecanismo único de supervisão para os bancos da zona euro, Durão Barroso comentou que se trata de "uma boa notícia" e afirmou que a Comissão Europeia prestará todo o auxílio necessário ao Banco Central Europeu (BCE), que terá a seu cargo a supervisão, para que o mecanismo, que classificou como o primeiro pilar da união bancária, comece a funcionar no próximo ano. O presidente do executivo comunitário sublinhou, no entanto, que "agora é urgente erguer o segundo pilar" da união bancária, designadamente alcançar um acordo final em torno do fundo e do mecanismo único de resolução bancária, e de um regime único de garantias de depósitos. "Estas novas regras ajudarão a construir um setor financeiro estável, a restaurar condições de empréstimo justas na União Europeia e a garantir que são os bancos, e não os contribuintes, a pagar pelos seus próprios erros. Devemos aos nossos cidadãos mostrar resultados antes das eleições europeias de maio" de 2014, disse José Manuel Durão Barroso. ACC// ATR Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.