Estado português pagou 1 ME de indemnização por lentidão da justiça

| Política
Porto Canal / Agências
Lisboa, 15 out (Lusa) - O Estado português pagou este mês a indemnização de cerca de um milhão de euros decretada pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem por "danos morais" a 217 pessoas vítimas da lentidão dos tribunais num processo de falência. "O Estado, pela Secretaria Geral do Ministério das Finanças, já pagou a indemnização no dia 3 outubro de 2013", disse hoje à Agência Lusa fonte do Ministério da Justiça. Em Abril, o Estado português foi multado em 1.087 milhões de euros pelo Tribunal de Estrasburgo e que se traduziu numa das maiores indemnizações a que foi condenado nos últimos anos. Na base da decisão contra a morosidade dos tribunais portugueses está o processo de falência de uma sociedade hoteleira, decretada em 1996 e em que os 217 queixosos, incluindo alguns cidadãos estrangeiros, reclamam a devolução de mais de 11 milhões de euros de que alegam ser credores no processo. Alguns dos lesados têm atualmente mais 80 anos e accionaram processos contra a antiga sociedade proprietária do Hotel Neptuno, em Monte Gordo, Vila Real de Santo António, Algarve, depois de, no final dos anos 80, terem celebrado contratos-promessa para a aquisição de apartamentos situados no então Hotel Neptuno ou para habitação periódica (timeshare). Na decisão que atribuiu a indemnização, os juízes de Estrasburgo reconhecem que o processo tem alguma complexidade, mas entende que nada justifica uma morosidade que classificam de "excessiva" e fora do "prazo razoável" imposto pela Convenção dos Direitos Humanos. FC // CC. Lusa/fim

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.