Governo espera programa de emprego 'Garantia Jovem' a funcionar no início de 2014

| Economia
Porto Canal / Agências
Luxemburgo, 15 out (Lusa)- O ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares, anunciou hoje que o programa de apoio ao emprego 'Garantia Jovem' estará a funcionar no início de 2014 e apontou-o como "crucial" para garantir mais oportunidades de trabalho. "Já conseguimos garantir a aplicação deste programa para jovens até aos 30 anos de idade, essa é uma novidade muito importante no nosso caso, e neste momento está a ser discutido se é possível conseguir financiamento acrescido por isso mesmo", adiantou o governante, após uma reunião no Luxemburgo com o comissário europeu do Emprego, Lázló Andor. Pedro Mota Soares referiu que os dados mais recentes sobre o desemprego são animadores, mas reconheceu que é preciso "continuar a trabalhar muito" para combater as elevadas taxas de desemprego em Portugal. "A expectativa que tínhamos em matéria de desemprego é menor do que tínhamos inicialmente, mas isto não faz o Governo baixar os braços", assegurou. Mota Soares referiu que os anteriores programas, 'Impulso Jovem' 2012 e 2013, foram "reformulados para chegar a muito mais jovens" e que alcançaram no total apoios "a cerca de 60 mil" pessoas. "É fundamental, conjuntamente com os parceiros sociais, podermos executar o mais rapidamente possível este programa ['Garantia Jovem'], de forma darmos a muitos jovens uma primeira oportunidade", acrescentou. A 31 de julho, o porta-voz da Comissão Europeia, Dennis Abbott, disse que os Estados-membros tinham que dar "dar passos urgentes" para pôr em prática a 'Garantia Jovem'. A garantia jovem é uma iniciativa que pretende assegurar que os jovens até aos 25 anos que estão desempregados há quatro meses tenham acesso a um trabalho, a um estágio ou a um programa de formação. No Conselho Europeu de junho, os líderes europeus acordaram antecipar para 2014 e 2015 a disponibilização da verba de seis mil milhões de euros destinada à 'Garantia Jovem', inicialmente prevista para o período 2014-2020. ATF (CSJ) // MSF Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.