Peritos russos excluem tese de envenenamento de Yasser Arafat

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 15 out (Lusa) - A peritagem russa de amostras dos restos mortais de Yasser Arafat exclui a tese do envenenamento com polónio 210, não tendo sido encontrado nenhum vestígio dessa substância, afirmou hoje o chefe da Agência Federal de Análises Biológicas, citado pela Interfax.

"Não foi envenenado com polónio. Especialistas russos que realizaram a análise (das amostras) não encontraram nenhum vestígio da substância", disse Vladimir Uiba.

Um artigo na revista científica britânica The Lancet divulgado no fim de semana, citando os resultados de um relatório de especialistas suíços, refere que foram encontrados vestígios de polónio 210 (uma substância radioativa altamente tóxica) nos restos mortais de Arafat, relançando a tese de envenenamento do líder palestiniano, que morreu em 2004 no hospital militar francês de Percy, perto de Paris.

JM // MLL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.