Autoridades das Filipinas elevam a 10 o número de mortos no sismo de hoje

| Mundo
Porto Canal

Pelo menos 10 pessoas morreram hoje nas Filipinas na sequência de um sismo de magnitude 7,2 que sacudiu a ilha de Bohol, centro do país, revelaram fontes oficiais e a imprensa da região.

Quatro das vítimas pereceram quando parte do mercado de peixe de Pasil, na cidade de Cebu, a 60 quilómetros a norte do epicentro do sismo, ruiu.

Outras duas pessoas morreram e outras 19 ficaram feridas também num mercado em Mandaue, também na ilha de Cebu, segundo as televisões locais que mostram imagens dos edifícios afetados.

O governador de Bohol, Edgardo Chatto, disse que pelo menos quatro pessoas morreram na ilha da região de Visayas.

As autoridades das Filipinas revelaram que vários edifícios e casas ficaram danificados devido ao sismo que se prolongou por cerca de um minuto e provocou cortes no abastecimento de energia.

O serviço geológico norte-americano, que regista a atividade sísmica em todo o mundo, localizou o sismo a 56 quilómetros de profundidade na localidade de Carmen, a 629 quilómetros a sudeste de Manila.

As autoridades filipinas já registaram mais de 50 réplicas após o sismo principal, duas das quais com intensidade de 5,3 e 5,4.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum alerta.

As Filipinas estão localizadas no chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que anualmente regista mais de 7.000 abalos, a maioria dos quais moderados.

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.